30 ANOS DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA

OS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

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Autores

Palavras-chave:

Declaração de Salamanca, Educação Inclusiva, Inclusão, Políticas Públicas

Resumo

A Declaração de Salamanca é um marco documental ao defender a Educação Inclusiva como direito e promover uma sociedade mais equitativa por meio da inclusão de discentes com necessidades educacionais especiais (NEE) em ambientes educacionais regulares, contrapondo o modelo escolar segregador da época. Frente ao exposto, a revisão narrativa de abordagem qualitativa ora executada buscou analisar os impactos nas políticas públicas para Educação Inclusiva no Brasil após os 30 anos da Declaração de Salamanca. Como resultados conclusivos a Declaração de Salamanca é referência sociohistórica e legislativa essencial para o avanço da Educação Inclusiva ao fornecer uma estrutura legal que promove os direitos de todas as crianças de receber uma educação equitativa, influenciando assim políticas e práticas em geral e especificamente no Brasil. Com efeito, a Declaração de Salamanca é compreendida ainda como um documento norteador para educadores, para formuladores de políticas e para pesquisadores, fornecendo base para o desenvolvimento de práticas inclusivas e estruturas educacionais que acolham as diversas necessidades de aprendizagem. Por fim, salienta-se que a diversidade  e a convivência plural na escola são princípios essenciais para a inclusão escolar e para equidade.

Biografia do Autor

Ana Beatriz da Silva Lemos , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Juliana Oliveira Felipe da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará.

Antônio Roberto Xavier , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Docente na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Lemos , A. B. da S., Silva, J. O. F. da, & Xavier , A. R. (2024). 30 ANOS DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: OS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–04. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1822

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