ENSINO MÉDIO NO CEARÁ

ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL

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Autores

  • Fábia Geisa Amaral Silva
  • Giovanni José Rocha Sombra
  • Janiele Torres de Matos Amora
  • Marcel Pereira Pordeus

Palavras-chave:

Tempo Integral, Ensino Médio, Escolas Públicas, Ceará

Resumo

Apresenta-se no referido artigo, a contextualização das Políticas Públicas e educacionais no estado do Ceará, caracterizando o início do Ensino Médio nas escolas públicas em Tempo Integral a ser implementado até 2022 em todas as escolas públicas, de ensino médio, cearenses. Após a implantação, no estado do Ceará, haverá em suas escolas públicas, dois tipos de ensino médio nas escolas públicas, o ensino médio de formação para o trabalho, ora denominado de Ensino Médio Profissionalizante e a Formação Propedêutica, ambas de tempo integral, porém com características independentes. A metodologia desenvolvida é de cunho bibliográfica, analisando as políticas adotadas para o Tempo Integral nas escolas públicas de ensino médio, especificamente o tempo integral de ensino propedêutico. Observou-se ainda os documentos oficiais que nortearam a implantação do ensino médio nas escolas públicas de tempo integral, especificamente no Ceará. Como resultados, apresenta-se como se deu a efetividade do desenvolvimento das escolas públicas de ensino médio em Tempo Integral no Ceará, sendo que atualmente, já se encontram a metade das escolas cearenses em funcionamento de tempo integral.

Biografia do Autor

Fábia Geisa Amaral Silva

Mestranda do curso de Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisa sobre Políticas Educacionais. 

Giovanni José Rocha Sombra

Mestrando em Ensino e Formação Docente, pela Universidade de Integração Internacional de Lusofonia Afro-brasileira e Instituo Federal do Ceará. Pesquisa sobre Avaliação Escolar na rede pública de Fortaleza-Ceará. 

Janiele Torres de Matos Amora

Especialista pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pesquisa sobre Formação de Professores da Educação Básica em escolas públicas de Fortaleza-Ceará. 

Marcel Pereira Pordeus

Mestrando do curso de Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisa sobre TICs na Educação diante da pandemia causada pela Covid-19. 

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Publicado

2022-03-12

Como Citar

Geisa Amaral Silva, F. ., José Rocha Sombra, G. ., Torres de Matos Amora, J. ., & Pereira Pordeus, M. . (2022). ENSINO MÉDIO NO CEARÁ: ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 348–365. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/318

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