A PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE ALTA COMPLEXIDADE: OS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Visualizações: 817

Autores

  • Bárbara Domingues Nunes
  • Elisângela Carvalho
  • Alene Silva da Rosa

Palavras-chave:

Acolhimento institucional; Financiamento; Família; Cuidado.

Resumo

A Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, aprovada no ano de 2009, organiza, por meio de níveis de complexidade (básica e especial - média e alta complexidade), os equipamentos e serviços ofertados pela Política Nacional de Assistência Social. A proteção social especial de alta complexidade constitui-se pelos equipamentos de acolhimento institucional, executando a oferta da proteção integral aos diversos públicos, incluindo as crianças e adolescentes. Sendo assim, este trabalho apresentará uma discussão centrada no serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes (abrigo e casa-lar), caracterizando-se enquanto um conjunto de diferentes relatos de experiências profissionais em três municípios do estado do Rio Grande do Sul, ancoradas em um estudo documental e bibliográfico acerca do tema.

Biografia do Autor

Bárbara Domingues Nunes

Assistente Social.Mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social-PPGSS/PUCRS. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Trabalho, Saúde e Intersetorialidade-NETSI.Especialista em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar e Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos.

Elisângela Carvalho

Assistente Social, formada pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul;atua na Secretaria de habitação e desenvolvimento social do Município de Venâncio Aires/RS.

Alene Silva da Rosa

Assistente Social. Mestre em Serviço Social (PUCRS), com bolsa de financiamento PROEX/CAPES; Especialista em Política de Assistência Social (Uninter).

Downloads

Publicado

2022-03-12

Como Citar

Domingues Nunes, B. ., Carvalho, E. ., & Silva da Rosa, A. . (2022). A PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE ALTA COMPLEXIDADE: OS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 235–250. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/311

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.