POLÍTICAS, PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN

Visualizações: 24

Autores

Palavras-chave:

Políticas, Práticas Docentes, Educação, Educação Do/No Campo, Direitos Humanos

Resumo

Este trabalho propôs-se a discutir e apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar as Políticas, práticas docentes e de avaliação para/na Educação Infantil do campo no município de Pau dos Ferros/RN. Considerando que a Política Nacional para a Educação Infantil pelos direitos da criança de 0 a 6 anos à educação traz avanços com relação às concepções de infâncias de crianças, reconhecendo esses sujeitos como seres históricos e culturais e, que estes avanços são frutos da luta pelos direitos das crianças, indagamos: como/se as políticas nacionais para a Educação Infantil se efetivam em creches e pré-escolas campesinas? Partimos do pressuposto de que as políticas nacionais dirigidas a estes sujeitos têm rebatimentos nas políticas locais e nas práticas docentes e de avaliação. Os resultados apontaram que a educação infantil do campo desenvolve-se ainda em uma perspectiva urbanocêntrica e com poucos rebatimentos das políticas nacionais.

Biografia do Autor

Alysson Victor Rocha Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluno do curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, bolsista PIBIC. 

André Felipe Gomes Marcelino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluno do curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Voluntário PIBIC. 

Maria Roberta de Alencar Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Professora permanente do PPGE/CAPF/UERN e do PROFEI/UERN, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUPEC), CE/PPGE/UFPB e do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd)/DE/CAPF/UERN. 

Referências

BARBOSA, Maria Carmem Silveira.; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Por que uma BNCC na educação infantil. Pátio Educação Infantil, ano 16, Nº 55, abr./jun., 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BAZÍLIO, Luiz Cavalieri.; KRAMER, Sonia. Infância, Educação e Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Infantil e Fundamental. Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de 0 a 6 anos à educação. Brasília, DF, 2004.

PASUCH, Jaqueline; SANTOS, Tânia Mara Dornellas dos: A importância da Educação Infantil na constituição da identidade das crianças como sujeitos do campo. In: BARBOSA, Maria Carmem Silveira (et al.). Oferta e demanda de educação infantil no campo. Porto Alegre: Evangraf, 2012.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Projeto Político Pedagógico para a Educação Infantil, Pau dos Ferros/RN. 2024.

OLIVEIRA, Maria Roberta de Alencar. Os lugares e os sentidos da educação do campo nos currículos dos cursos de pedagogia da UFPB/campus I. Dissertação de Mestrado. PPGE, CE, UFPB, 2015.

VALA, Jorge. Análise de Conteúdo. In: SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (Orgs.). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento, 2003.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Silva, A. V. R., Marcelino, A. F. G., & Oliveira, M. R. de A. (2024). POLÍTICAS, PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–06. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1727

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.