SALAS DE INOVAÇÃO COMO RECORTE DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL EM FORTALEZA
Visualizações: 13Palavras-chave:
Salas de Inovação, Inclusão Digital, Gamificação, Novas TICsResumo
Este trabalho teve como objetivo qualificar as Salas de Inovação como instrumento potencializador da aprendizagem e inclusão digital na rede municipal de educação da cidade de Fortaleza-CE. As Salas de Inovação são um espaço tecnológico, dinâmico e colaborativo para desenvolvimento de atividades educacionais onde pode ser agregada como ferramenta para uso da metodologia de gamificação da aprendizagem. Elas também representam um espaço da política pública de inclusão digital onde é possível romper barreiras de acesso a sujeitos estudantes de escola pública que não detêm acesso a uma estrutura tecnológica bem equipada. Notou-se maior interação e engajamento dos estudantes dentro dos espaços da Sala de Inovação através das ferramentas e atividades nela aplicadas.
Referências
AQUINO, R. Usabilidade é a chave para aprendizado em EAD. 2003.
BARROS, A. F. O uso das tecnologias na educação como ferramentas de aprendizado. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, ano 2019, n. 000156, 07 fev. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CAMOZZATO, S. T.; PERONDI, M. A.; MELLO, N. A. de. Políticas públicas de inclusão digital: desafios educacionais na sociedade contemporânea. Revista do Desenvolvimento Regional - FACCAT, Taquara/RS, v. 12, n. 1, jan./jun. 2015.
Declaração Mundial de Educação para Todos. Conferência de Jomtien, Tailândia. UNICEF, 1990.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.