INTERSECCIONALIDADE E POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A JUVENTUDE

UM OLHAR SOBRE GÊNERO E RAÇA

Visualizações: 10

Autores

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Políticas Educacionais, Juventude, Gênero, Raça

Resumo

Este estudo investiga as políticas educacionais brasileiras através da lente da interseccionalidade, abordando como as interações entre gênero e raça afetam a juventude brasileira. O objetivo geral é compreender como gênero e raça moldam as experiências desses jovens e avaliar se as políticas educacionais conseguem mitigar as desigualdades. Como objetivos específicos, o estudo busca identificar a presença da interseccionalidade nas políticas públicas, analisar a efetividade de leis inclusivas e avaliar a aplicação de medidas afirmativas, como as cotas raciais e a inclusão de história afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória, de revisão bibliográfica, focada nas políticas públicas e programas educacionais que influenciam a juventude brasileira sob uma perspectiva interseccional de gênero e raça.  Os resultados indicam avanços nas iniciativas inclusivas, porém, evidenciam que ainda existem lacunas, especialmente pelo tratamento isolado de gênero e raça. A pesquisa conclui pela necessidade de uma abordagem interseccional consistente nas políticas educacionais, que promova um ambiente mais inclusivo e equitativo para a juventude brasileira.

Biografia do Autor

Gisele Silva Gomes, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Política Social pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro Edições, 2003.

CRENSHAW, Kimberlé. Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence against Women of Color. Stanford Law Review, v. 43, n. 6, p. 1241-1299, 1991.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996). Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/600653. Acesso em 08 nov. 2024.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 08 nov. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 07 nov. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em 07 nov. 2024.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

GELEDÉS. Instituto da Mulher Negra. (2024). Política educacional e inclusão racial e de gênero no Brasil. Disponível em: https://www.geledes.org.br. Acesso em 10 nov. 2024.

GOMES, N. L. Educação e Identidade Negra. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S. l.], v. 9, p. 38–47, 2002. DOI: 10.17851/2317-2096.9.38-47. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/17912. Acesso em: 5 dez. 2024.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: SILVA, A. B. (Org.). Movimento negro em debate. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1988. p. 75-88.

IAMAMOTO, Marilda V. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2007.

MUNANGA, Kabengele. O negro no Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Global, 2016. 224 p.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade e pluralismo étnico-racial. São Paulo: Editora Ática, 2009.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2017.

SILVÉRIO, Valter Roberto. Relações raciais no Brasil: pesquisas contemporâneas. São Paulo. Contexto, 2011.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Gomes, G. S. (2024). INTERSECCIONALIDADE E POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A JUVENTUDE: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E RAÇA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1802

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.