AVALIAÇÃO DO IMPACTO: A POSSIBILIDADE PARA CONHECER A POLÍTICA DO PROGRAMA DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA-RS

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Autores

  • Daniel Sarmento Pereira
  • Graciele Dala Nora Gavião
  • Muriel Pinto

Palavras-chave:

Programa; Permanência; Política Pública; Estudante.

Resumo

Este artigo aborda uma política pública para a educação, fazendo referência ao Programa de Permanência e Êxito (PPE) que surge a partir de um problema público no universo dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) onde neste espaço a discussão constitui-se com o objetivo formal de uma avaliação de impacto, analisando a política pública do Programa, enquanto condicionantes institucionais ao processo de manutenção do estudante beneficiário na instituição pública durante o seu processo de formação acadêmica. Ainda, a incrementação do programa e como este objetiva otimizar de forma positiva os resultados, tendo como aporte inicial os apontamentos resultantes de visitas realizadas pelos auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) com o intuito de minimizar uma problemática que até então não recebia um olhar específico. No decorrer da construção teórica deste trabalho buscar-se-á avaliar o reflexo social do programa, observando a relação causal entre política/programa e a mudança social provocada no contexto educacional desses beneficiários.

Biografia do Autor

Daniel Sarmento Pereira

Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – 2020, São Borja - RS. Mestrando em Políticas Sociais pela Universidade Nacional de Misiones (UNaM – Posadas – AR). Especialização em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto – SP. Graduado em Sociologia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor da disciplina de Sociologia, Sociologia da Educação e Ética Profissional. Integrante do Labpoliter - Laboratório de Políticas Públicas e territórios fronteiriços, do(a) Universidade Federal do Pampa. 

Graciele Dala Nora Gavião

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas - Mestrado Profissional em Políticas Públicas - PPGPP - Fundação Universidade Federal do PAMPA - Campus São Borja - RS. Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito - Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA. Pós-graduada na área Empresarial - Políticas Públicas - Faculdade São Bráz PSB - Curitiba - PR. Assistente em Administração na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Integrante do Labpoliter - Laboratório de Políticas Públicas e territórios fronteiriços, do(a) Universidade Federal do Pampa.

Muriel Pinto

Coordenador Acadêmico e Professor Adjunto I da Unipampa - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja-RS. Doutor em Geografia pela UFRGS (2015)/ Bolsista Capes. Mestre em Desenvolvimento Regional/ Bolsista CAPES pela Universidade de Santa Cruz do Sul - RS (UNISC). Licenciado em Geografia pela (URI) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/ RS (2007). Cursou Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Estadual do RS. Professor Permanente e Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA) - Mestrado Profissional e dos Cursos de Graduação em Licenciatura em Ciências Humanas, Ciências Sociais -Ciência Política da UNIPAMPA e da Licenciatura em Geografia-EAD (UAB-Unipampa). Líder do Grupo de Pesquisa Labpoliter - Laboratório de Políticas Públicas e Territórios fronteiriços (CNPQ/UNIPAMPA). Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Borja-RS. Membro do Comitê de Integração Fronteiriça São Borja-BRA/ San Tomé-ARG (CIF). Atua nas seguintes temáticas: Políticas Culturais e Educacionais; Identidades sociais; Integração fronteiriça Brasil-Argentina; Governança Político-territorial na Bacia do Prata e nas Missões Jesuítico-Guaranis. 

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Publicado

2022-03-12

Como Citar

Sarmento Pereira, D. ., Dala Nora Gavião, G. ., & Pinto, M. . (2022). AVALIAÇÃO DO IMPACTO: A POSSIBILIDADE PARA CONHECER A POLÍTICA DO PROGRAMA DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA-RS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 166–184. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/305

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