AVALIAÇÃO DO IMPACTO: A POSSIBILIDADE PARA CONHECER A POLÍTICA DO PROGRAMA DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA-RS
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Programa; Permanência; Política Pública; Estudante.Resumo
Este artigo aborda uma política pública para a educação, fazendo referência ao Programa de Permanência e Êxito (PPE) que surge a partir de um problema público no universo dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) onde neste espaço a discussão constitui-se com o objetivo formal de uma avaliação de impacto, analisando a política pública do Programa, enquanto condicionantes institucionais ao processo de manutenção do estudante beneficiário na instituição pública durante o seu processo de formação acadêmica. Ainda, a incrementação do programa e como este objetiva otimizar de forma positiva os resultados, tendo como aporte inicial os apontamentos resultantes de visitas realizadas pelos auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) com o intuito de minimizar uma problemática que até então não recebia um olhar específico. No decorrer da construção teórica deste trabalho buscar-se-á avaliar o reflexo social do programa, observando a relação causal entre política/programa e a mudança social provocada no contexto educacional desses beneficiários.