A EDUCAÇÃO FEMININA NAS LINHAS E ENTRELINHAS DO JORNAL NORTERIO-GRANDENSE O ÍRIS (1875-1876)
Visualizações: 64Palavras-chave:
História da Educação; Educação Feminina; Gênero; Representações; Impresso.Resumo
O artigo aborda a temática da educação feminina no contexto do Rio Grande do Norte,
durante o período de 1875 a 1876, a partir do estudo do jornal O Íris: periódico bi-mensal
dedicado ao sexo feminino. A pesquisa busca analisar as representações sobre a educação
feminina presentes nas publicações do jornal, identificando as ideias defendidas em torno do
acesso femino a educação. Para isso, traçamos uma breve análise sobre a história da educação
feminina no Brasil durante o século XIX, para que possamos identificar quais espaços eram
reservados ou negados ao gênero em questão. Para fundamentar nossa discussão, escolhemos
os escritos de Almeida (1998), Del Priore (2016, 2004) e Morais (1996), que nos dão subsídios
necessários para o estudo sobre a educação feminina no Brasil.O artigo conclui que o jornal O
Íris representou um importante espaço de discussão sobre a educação feminina, contribuindo
para a construção de novas representações e práticas educativas para as mulheres do Rio Grande
do Norte.