HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ

DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A CULTURA ESCOLAR

Visualizações: 61

Autores

  • Rafaela Alessandra Schneider Hinsching Instituto Federal Catarinense
  • Reginaldo Leandro Plácido Instituto Federal Catarinense

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica; História da instituição escolar; Cultura escolar; CEDUP Timbó

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento que investiga a história da implantação do Centro de Educação Profissional Timbó (CEDUP Timbó),  nos anos de 2000 a 2004, sob a perspectiva da cultura escolar. O CEDUP Timbó é uma escola pública, vinculada e mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que oferece educação profissional de nível médio, nas formas concomitante e subsequente. Neste artigo apresenta-se parte da fundamentação teórica voltada para cultura escolar no estudo da história das instituições escolares. Busca-se compreender as possíveis interferências sociais e políticas que esta escola sofreu no período de sua implantação no município de Timbó. Utilizou-se como metodologia a pesquisa  bibliográfica e documental sobre Educação Profissional. O objetivo é compreender as possíveis influências que levaram à implantação dessa escola, sob a perspectiva da cultura escolar. Parte dos resultados obtidos apontam que um dos possíveis motivos da implantação do CEDUP, foi a ênfase na descentralização administrativa adotada pelo Governo do Estado de Santa Catarina e amparada na Lei Complementar n.243, de 2003 . Além disso, interesses da comunidade local culminaram esforços políticos municipais na instauração de uma escola profissionalizante.

Biografia do Autor

Rafaela Alessandra Schneider Hinsching, Instituto Federal Catarinense

Mestranda, Instituto Federal Catarinense, Brasil.

Reginaldo Leandro Plácido, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação, Instituto Federal Catarinense, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-09-21

Como Citar

Hinsching, R. A. S., & Plácido, R. L. (2023). HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ: DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A CULTURA ESCOLAR. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 101–104. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/897

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.