O LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA HISTÓRICA

Visualizações: 54

Autores

  • Luci Mara Gavazzoni Marqueti Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Livro Didático; Fonte e Objeto; Pesquisa Histórica.

Resumo

Esse trabalho abrange o livro didático como artefato cultural que vem fazendo parte
da pesquisa científico- educacional, como fonte e objeto a partir dos conceitos da Nova
História Cultural francesa, abarcado por autores que se dedicam a pesquisar a temática em
questão.Um artefato visto no início como um objeto banal do cotidiano, sem interesse ou
questões que instigasse os historiadores, mas com o surgimento da Nova Historia Cultural
francesa, uma nova forma de ver a história dando ênfase as questões simples do cotidiano que
envolvia o indivíduo comum, despertou assim o interesse dos pesquisadores e historiadores
pelas questões simples que envolvia a educação, sendo assim o material que faz parte do
contexto escolar começou a ser utilizado como objeto de estudo, no nosso caso o livro
didático, um material cultural que vem fazendo parte do cotidiano há gerações, respondendo
indagações sobre várias questões educacionais. Para melhor entendermos o livro didático
como fonte e objeto de pesquisa contextualizaremos através de bibliografias de autores que
destacam a temática nas suas pesquisas, para melhor entendermos o porquê um material
cultural escolar comum despertou o interesse dos pesquisadores.

Biografia do Autor

Luci Mara Gavazzoni Marqueti, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – (UFGD-Dourados).

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

Marqueti, L. M. G. (2023). O LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA HISTÓRICA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 73–74. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/882