NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA

UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE

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Autores

  • Reniel Ribeiro Avelar Júnior Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Alexandra Bujokas de Siqueira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Ensino online; Pandemia de Covid-19; Mídias digitais; Temas recorrentes; RBE.

Resumo

O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica do tipo narrativa a fim de identificar temas e nuances relacionados ao ensino online antes e depois da pandemia de Covid 19. Para tanto, foram selecionados 17 artigos publicados na Revista Brasileira de Educação (RBE), por sua vinculação com a ANPEd, um dos mais importantes representantes do cenário acadêmico e das pesquisas sobre educação. A triagem compreendeu o início de 2020 ao início de 2023 e incluiu trabalhos que abordassem o uso de tecnologias de comunicação e informação em contexto educacionais relacionados ou não com a pandemia de Covid-19, podendo ser estudos de revisão, estudos empíricos e disponíveis na íntegra para leitura. Os critérios de exclusão foram: aplicação de tecnologias de comunicação e informação em contextos não educacionais ou não voltados para a avaliação da tecnologia para o desenvolvimento pedagógico de professores ou alunos, estudos focados em grupos com transtornos de aprendizagem específicos e trabalhos que não estivessem disponíveis integralmente para leitura. Os resultados da análise destacam, entre outros, os seguintes pontos: o conectivismo ganha relevância na reconfiguração das redes de ensino e aprendizagem, a pandemia reforçou uma "desterritorialização do ensino" que já vinha em curso devido ao avanço da internet, há uma demanda urgente para se adotar abordagens adequadas para lidar com a vasta quantidade de informações disponíveis. As percepções de estudantes e professores sobre diferentes modalidades de ensino durante a pandemia não são propriamente otimistas mas, ainda assim, a maioria acredita que a modalidade híbrida será a mais utilizada no ensino superior no futuro. Por fim, há um movimento de “desescolarização” impulsionado pela tecnologia, com ênfase na aprendizagem contínua e na transferência do poder institucional da escola para o indivíduo, movimento esse influenciado por políticas neoliberais que pressionam por uma transformação do sistema educacional tradicional.

Biografia do Autor

Reniel Ribeiro Avelar Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado em História, mestrando em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Júnior, R. R. A., & Siqueira, A. B. de. (2023). NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA: UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 65–66. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/872

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