O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES
A PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UCS (2008-2023)
Visualizações: 108Palavras-chave:
História da Educação; Instituições escolares; Grupos escolares.Resumo
A escrita da história é um exercício que exige do historiador da educação desmistificar a substancialidade dos fatos, significando, construindo, interpretando e recriando narrativamente o passado. (Nunes, 1995). A história das instituições escolares se apresenta como um campo em projeção de múltiplas oportunidades de pesquisas, considerando suas dimensões organizativas. Embora muitos trabalhos consagram o campo com significativos estudos, nas últimas décadas cresce uma tendência em reunir e agregar investigações que evidenciem o mapeamento de oferta dos diferentes tipos de estruturas de atendimentos aos estudantes, ao longo do tempo, tanto em espaços urbanos como rurais (Souza, 2020). Nesse sentido, o estudo analisa a produção de pesquisas no campo da História da Educação, no eixo das instituições escolares, de ensino primário e de formação de professores, produzidos no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, entre 2008 e 2023[1]. A Universidade de Caxias do Sul, fundada em 1967, configura-se como uma instituição comunitária e regionalizada por contar com campus em vários municípios do Rio Grande do Sul. Dentre seu vasto leque de oportunidades educativas conta com os programas de pós-graduação Lato e Stricto Sensu. O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) iniciou suas atividades no ano de 2008 ofertando o nível de mestrado e a partir de 2015 também o nível de doutorado. Até então, duas linhas compõem o programa: a) História e Filosofia da Educação e b) Educação, linguagem e tecnologia ( Belusso; Borges; Kloss, 2018). O levantamento foi realizado no repositório institucional a partir da leitura dos títulos, palavras-chaves e resumos, valendo-se da metodologia de análise documental. Conforme o balanço de produção dos primeiros dez anos de pesquisa, elaborado por Belusso, Borges e Kloss (2018, p.41), um total de 160 dissertações foram concluídas contemplando múltiplas análises de vários aspectos e perspectivas da educação, realizados por discentes com diferentes formações iniciais e orientados por docentes com perfis acadêmicos distintos o que reflete em especificidades e pluralidade nos estudos defendidos. A partir de então, foram localizados 19 estudos, realizados em nível de mestrado e doutorado, defendidos entre os anos de 2013 e 2022, bem como que as pesquisas abordam a história das instituições desenvolvidas, especialmente, a partir da História Cultural. Destacamos que atualmente a predominância, no que se refere a tipologia das instituições escolares, é do estudo dos grupos escolares, seguida das instituições privadas confessionais e com menor ênfase nas instituições dedicadas à formação de professores e escolas étnicas.