A RELIGIOSIDADE AFRICANA DO BATUQUE
SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DAS RELIGIÕES AFRICANAS A PARTIR DA OBRIGATORIEDADE DO ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRODESCENDENTE E AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO BRASIL
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Escolas, Ensino, Cultura africana e afro-brasileira, Religiosidade afrodescendente, BatuqueResumo
A formação cultural do Brasil é caracterizada pela fusão de etnias e culturas, pela contínua ocupação de diferentes regiões geográficas, pela diversidade de fisionomias e paisagens e também pela multiplicidade de visões sobre a miscigenação em sentido amplo. É neste sentido que, com o advento da Lei n° 10.639/03, que posteriormente foi alterada pela Lei n° 11.645/08, tornou-se obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio no Brasil. Busca-se corrigir a ausência destes conteúdos no cotidiano da sala de aula e proporcionar uma maior profundidade na sua abordagem. Este trabalho apresenta como tema a importância do ensino da religião de matriz africana do Batuque. O objetivo é contextualizar a temática a partir da concepção do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, em especial para o estudo da religiosidade africana do Batuque. A pesquisa é de cunho metodológico de levante bibliográfico e análise legislativa e suas implicações. Ao incluir o ensino da matriz religiosa do Batuque nas escolas, estamos fortalecendo os princípios da laicidade do Estado e da liberdade religiosa, garantindo que os estudantes tenham acesso a um conhecimento plural e diversificado.