A RELIGIOSIDADE AFRICANA DO BATUQUE

SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DAS RELIGIÕES AFRICANAS A PARTIR DA OBRIGATORIEDADE DO ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRODESCENDENTE E AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO BRASIL

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Autores

  • André Iser Siqueira Universidade Federal do Pampa
  • Ângelo Vinicius da Rosa Alves Universidade Federal do Pampa
  • Flávio Marcelo Rodrigues Bruno Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Escolas, Ensino, Cultura africana e afro-brasileira, Religiosidade afrodescendente, Batuque

Resumo

A formação cultural do Brasil é caracterizada pela fusão de etnias e culturas, pela contínua ocupação de diferentes regiões geográficas, pela diversidade de fisionomias e paisagens e também pela multiplicidade de visões sobre a miscigenação em sentido amplo. É neste sentido que, com o advento da Lei n° 10.639/03, que posteriormente foi alterada pela Lei n° 11.645/08, tornou-se obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio no Brasil. Busca-se corrigir a ausência destes conteúdos no cotidiano da sala de aula e proporcionar uma maior profundidade na sua abordagem. Este trabalho apresenta como tema a importância do ensino da religião de matriz africana do Batuque. O objetivo é contextualizar a temática a partir da concepção do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, em especial para o estudo da religiosidade africana do Batuque. A pesquisa é de cunho metodológico de levante bibliográfico e análise legislativa e suas implicações. Ao incluir o ensino da matriz religiosa do Batuque nas escolas, estamos fortalecendo os princípios da laicidade do Estado e da liberdade religiosa, garantindo que os estudantes tenham acesso a um conhecimento plural e diversificado.

Biografia do Autor

André Iser Siqueira, Universidade Federal do Pampa

Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (campus de São Borja da UNIPAMPA). 

Ângelo Vinicius da Rosa Alves, Universidade Federal do Pampa

Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (campus de São Borja da UNIPAMPA). 

Flávio Marcelo Rodrigues Bruno, Universidade Federal do Pampa

Pós-Doutor em Direito pela Università degli Studi di Messina (Itália); Doutor em Direito (UERJ); Mestre em Direito (PUC-PR); Mestre em Economia (UNISINOS); Especialista em Direito e Economia (UFRGS). Graduado em Ciências Jurídicas e Socias (UNISINOS). Docente dos Cursos de Graduação em Direito e em Ciências Humanas (campus de São Borja da UNIPAMPA) e de Especialização em Gestão da Inovação Tecnológica e Social (UFOB). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFOB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB). Pesquisador-Líder do Observatório de Direitos Fundamentais na perspectiva do Constitucionalismo, do Socioambientalismo e da Geopolítica Internacional (DGP/CNPq/UNIPAMPA). Avaliador de Cursos e Instituições de Ensino Superior (INEP/MEC). Jurista. 

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Siqueira, A. I., Alves, Ângelo V. da R., & Bruno, F. M. R. (2023). A RELIGIOSIDADE AFRICANA DO BATUQUE: SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DAS RELIGIÕES AFRICANAS A PARTIR DA OBRIGATORIEDADE DO ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRODESCENDENTE E AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO BRASIL. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 53–72. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/862