A ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA BAHIA
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Educação Básica, Políticas Públicas, Referencial CurricularResumo
Este trabalho é um relato de experiência proveniente de um componente curricular em curso de doutorado acadêmico. O objetivo é apresentar e discutir a importância e os confrontos no quesito construção e implementação de propostas curriculares para a Educação Básica. Para tanto, trazemos experiências de um componente curricular “Currículo, Diferenças e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática”, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação Cientifica e Formação de Professores, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Jequié. Utilizamos da metodologia de aulas expositivas, apresentação de seminários, participação em palestras, e análise de um documento curricular municipal. Identificamos que o currículo é de fundamental importância para o desenvolvimento educacional, social, histórico e político de uma população, e o DCRB, possibilitou que os municípios pudessem elaborar suas propostas pela política da autonomia, da contextualização, e do compartilhamento entre os pares.