O LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UMA PROPOSTA RESSIGNIFICADA
Visualizações: 54Palavras-chave:
Educação Infantil, Livro didático, Formação docente.Resumo
O presente trabalho se pauta no relato de experiência de um curso realizado ao longo
do segundo semestre de 2022, desenvolvido com um grupo de docentes que atua na Educação
Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Uberaba - MG. Com o intuito de uma problematização
acerca do uso do livro didático na Educação Infantil, houve-se a preocupação em instigar
as(os) docentes sobre como usar o livro didático de forma criativa, contextualizada e interativa,
levando em consideração a faixa etária e o pleno desenvolvimento da criança. Para tal, as
primeiras reflexões tiveram como pressuposto a concepção de língua materna e de criança. A
partir desta concepção e dos encontros realizados durante o (re)planejamento da proposta
formativa, algumas metodologias foram descartadas, outras reavaliadas e ressignificadas
visando dar um novo enfoque para o uso deste recurso pedagógico até então não utilizado
nesta etapa da educação básica e nesta Rede de Ensino. É importante salientar que as reais
necessidades apresentadas pelos (as) docentes durante o desenvolvimento do curso foram
levadas em consideração. A aprendizagem híbrida foi utilizada, sendo quarenta e duas horas de
forma síncrona pelo Google Meet, envolvendo o acolhimento, a socialização das práticas
desenvolvidas utilizando o livro didático, as discussões sobre os referenciais indicados e suas
implicações no fazer docente com as crianças. Dezoito horas assíncronas foram destinadas à
leitura, estudos e à construção de um relato a partir das experiências vivenciadas com as
crianças, perfazendo assim 60 horas de formação. As estratégias metodológicas e as questões
apresentadas pelas (os) participantes foram se constituindo ao longo do processo formativo,
num espaço aberto e dialógico. Os desafios foram emergindo, as trocas acontecendo, a prática
sendo refletida e questionada com o propósito de desenvolver a profissionalização docente, a
ressignificação da ação educativa levando em consideração o desenvolvimento das crianças.
Logo, a proposta metodológica deste curso, pautou-se na perspectiva de uma educação
dialógica, humanizadora, em consonância ao desenvolvimento profissional docente, numa
relação dialética entre teoria e prática. Compreende-se, assim, a relevância da formação
continuada e das estratégias metodológicas utilizadas pois, os (as) docentes puderam
ressignificar a sua prática, inserindo o livro didático de forma criativa, contextualizada e
interativa, possibilitando-lhes o protagonismo no seu processo de formação.