O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

RESSONÂNCIAS ENTRE PAULO FREIRE E ANTÔNIO GRAMSCI

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Autores

  • Gabriel Barbosa Mendes Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Educação, Formação docente, Intelectual Orgânico

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central apresentar e discutir eventuais ressonâncias observadas a partir da articulação entre elementos da obra freiriana e sua aproximação direta com tópicos do pensamento gramsciano, tendo como pano de fundo, ainda, outras contribuições teóricas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e interventiva, tendo em vista a priorização da dimensão da linguagem como prática social indissociável dos sujeitos que a empregam localmente em contextos concretos de interação. Nesse contexto, destaca-se a centralidade da formação docente em uma conjuntura social como a brasileira, tendo em vista as particularidades de sua formação histórico-social, no âmbito da qual torna-se fundamental despertar, em especial nas camadas sociais mais oprimidas, a consciência acerca das possibilidades de transformação social.

Biografia do Autor

Gabriel Barbosa Mendes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Letras – Universidade Federal de Juiz de Fora. E-mail: mendes.gabriel@estudante.ufjf.br

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

Mendes, G. B. (2024). O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: RESSONÂNCIAS ENTRE PAULO FREIRE E ANTÔNIO GRAMSCI. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–08. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1626

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