ENTRE A MÍDIA E A JUSTIÇA

A REPRESENTAÇÃO DOS CINCO DO CENTRAL PARK NA MINISSÉRIE “OLHOS QUE CONDENAM”

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Autores

  • Michele Golam dos Reis Universidade Estadual de Maringá
  • Isaias Batista de Oliveira Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Gleissiano Ruan de Freitas Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Mídia, Justiça, Minissérie, Direitos Humanos

Resumo

A mídia tem grande influência na sociedade, especialmente na divulgação de notícias relacionadas a crimes. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência da mídia no julgamento dos cinco adolescentes, explorando como a cobertura midiática moldou a percepção pública e impactou o processo judicial. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, que envolve a análise da minissérie “Olhos que condenam”, disponível na Netflix, notícias sobre o crime, consulta a artigos e estudos que oferecem contribuições relevantes ao tema. A repercussão midiática do caso afetou não apenas os adolescentes injustamente acusados, mas também seus familiares, além de contribuir para o estigma e rotulação dos jovens como criminosos, exacerbando preconceitos raciais e sociais. A justiça, nesse contexto, funcionou como um aparato influenciado por essas pressões externas.

Biografia do Autor

Michele Golam dos Reis, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá - UEM. E-mail: michelegolam2008@gmail.com

Isaias Batista de Oliveira Junior, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutor em Educação e professor do programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá - UEM. E-mail: ibojunior@uem.br

Gleissiano Ruan de Freitas, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando e bolsista CAPES DS, filiado ao Programa de Pós-graduação em Educação - UEM. E-mail: pg405878@uem.br

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

Reis, M. G. dos, Junior, I. B. de O., & Freitas, G. R. de. (2024). ENTRE A MÍDIA E A JUSTIÇA: A REPRESENTAÇÃO DOS CINCO DO CENTRAL PARK NA MINISSÉRIE “OLHOS QUE CONDENAM”. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–05. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1611

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