PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELO BRINCAR: IMPLICAÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO
Visualizações: 114Palavras-chave:
Educação Infantil; Formação de professores; Desenvolvimento da criança; Psicologia Histórico-Cultural.Resumo
A proposta dessa comunicação oral é discutir sobre a prática pedagógica da Educação Infantil e as implicações destas para a formação humana quando o brincar é atividade da criança. As ideias apresentadas são do resultado parcial de pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí, especificamente se insere no plano de trabalho desenvolvido no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia, cujo objeto de estudo é a prática pedagógica da Educação Infantil mediada pela atividade de brincar. Trata-se de pesquisa teórica com fundamento na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski (2008,2010 e 2018), Leontiev (1987) e Elkonin (2009). Os resultados parciais indicam que é urgente que professoras da Educação Infantil aprofundam conhecimento sobre categorias fundamentais desta teoria que explica sobre o processo de desenvolvimento do psiquismo infantil, pela mediação de algumas categorias, como: a Zona de Desenvolvimento Iminente, as funções psicológicas superiores e a situação social de desenvolvimento. Categorias ainda incipientes no processo de formação de professores, quando se trata de pensar estratégias de ensino para mediar o desenvolvimento da criança, no que se refere ao desenvolvimento da atenção dirigida, da memória lógica, do pensamento, da criatividade, dentre outras.