A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PROMOVENDO PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES LGBTQIAPN+ NA UFAL

ANALISANDO A RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA

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Autores

  • Lana Palmeira Universidade Federal de Alagoas
  • Sheyla da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1119

Palavras-chave:

Educação, Diversidade, Orientação Sexual, Relações de Gênero, Universidade

Resumo

O presente estudo objetivou analisar se há, na Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, políticas institucionais de assistência estudantil, mais especificamente referentes à Residência Universitária, capazes de assegurar, diante de um cenário marcado pela diversidade, o respeito aos valores da equidade e respeito à pessoa humana, no caso em especial de estudantes com gênero e orientação sexual divergente da heterocisnormatividade. Como opção teórico-metodológica, esta pesquisa adotou a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Para a análise dos dados encontrados, elegeu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados principais inferiu-se que, apesar de existir um trabalho já iniciado na referida instituição de ensino acerca do tema em comento, necessário se faz a adoção de mais ações pontuais, definidas organicamente no seio da universidade, para se garantir a maior efetivação dos direitos deste público discente.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Palmeira, L., & da Silva, S. (2024). A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PROMOVENDO PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES LGBTQIAPN+ NA UFAL: ANALISANDO A RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–19. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1119

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