UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA, POBREZA E DESIGUALDADE E SUA INFLUÊNCIA NA TRAJETORIA DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA

Visualizações: 495

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.749

Palavras-chave:

Desigualdade, Condição Socioeconômica, Pobreza, Ensino Médio, Juventude

Resumo

O texto aborda o estado do conhecimento sobre condição socioeconômica, desigualdade e pobreza do aluno de ensino médio público, e é fruto de um estudo de mestrado em andamento, apresenta como objeto de análise as desigualdades educacionais no Ensino Médio público, com foco na trajetória escolar do aluno no ano de 2022. Assim, temos objetivo principal desse artigo analisar os resultados do Estado do conhecimento sobre condição socioeconômica, pobreza e desigualdade. Na busca de identificar as desigualdades que influenciam na trajetória escolar do aluno de escola pública. Foram analisadas somente Teses doutorais no período de 1987 a 2021, no banco de teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gean Ferreira de Noronha, Universidade Federal do Pará

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. desenvolve trabalhos técnicos como tabulação e organização de dados estatísticos para órgãos governamentais. Possui experiência em organização de eventos universitários e profissionais. possui trabalhos e artigos publicados na área educacional. Trabalhou como colaborador e monitor no programa do Governo Federal, pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Pará, e foi vice coordenador do Centro Acadêmico de Pedagogia no ano de 2016. Membro do GEPTE Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. Foi Coordenador Técnico-Pedagógico na Escola SESI Ananindeua por dois anos, aonde desempenhou função de liderança. Atualmente é professor concursado na prefeitura municipal de Santa Barbara do Pará.

Ronaldo Marcos de Lima Araujo , Universidade Federal do Pará

Professor do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica da Universidade Federal do Pará.

Referências

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flavia Pereira. Índice Socioeconômico das Escolas de Educação Básica Brasileiras. (In.) Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 84, p. 671-704, jul./set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000300005

ALGEBAILE, Eveline Bertino. Escola Pública e Pobreza: expansão escolar e formação da escola dos pobres no Brasil. Tese (doutorado). UFF. Rio de Janeiro, 2004.

BACIANO, Gislaine de Medeiros. Escola e vida: influências da escola para as trajetórias sociais de jovens egressos do ensino médio. Tese (doutorado). UNINOVE. São Paulo, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Futuro de classe e causalidade do provável (1974). In: CATANI, A; NOGUEIRA, M. A. (org). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 81 - 126.

BRAZOROTTO, Cintia Magno. Origem e destino: o ensino médio profissionalizante no Brasil e na Alemanha. Tese (doutorado). UNICAMP. Campinas, 2020.

CARNAVAL, Marilya Mariany. Infraestrutura e desempenho do ensino médio, em escolas públicas da capital paulista da rede estadual. Tese (doutorado). PUC/SP. São Paulo, 2020.

DANTAS, Lucio Gomes. A escola e a opção pelos pobres. Tese (doutorado). UNB. Brasília, 2014.

DUBET, François. Desigualdades multiplicadas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão da educação na perspectiva dos direitos humanos: garantias de possibilidades. Rev. Diálogo edc. Curitiba, V. 17, nº53, p.979-998, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO13

GARRIDO, Walter Von Czekus; Representações Sociais sobre Futuro de Jovens Periféricos: tessituras do imaginário e práticas socioeducativas cotidianas. Tese (doutorado). UFBA. Salvador, 2021.

GUEDES, Gilmar Barbosa. A escola de ensino médio público noturno: uma conjuntura favorável ao protagonismo estudantil coletivo em contraposição ao protagonismo juvenil via empoderamento. Tese (doutorado). UFRN. Natal, 2007.

KULNIG, Rita de Cassia Mitleg. A dimensão subjetiva da desigualdade social no processo de escolarização das elites: um estudo sobre práticas escolares no ensino médio. Tese (doutorado). PUC/SP. São Paulo, 2019.

LIMA, Ana Lea Bastos. Escolas invisíveis: as extensões de matrícula de ensino médio da rede estadual de ensino do Ceará. Tese (doutorado). UECE. Fortaleza, 2020.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. Editora Paulus. 1997.

MENEZES, Isabela Goncalves de. No sertão da minha terra, o sentido da escolarização, as expectativas profissionais e o discurso sobre identidade e individualizações de jovens rurais estudantes do ensino médio em escolas urbanas. Tese (doutorado). UFS. Aracaju, 2016.

NORONHA, Gean Ferreira. O Ensino Médio no Estado do Pará: e os indicadores de oferta nas Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana de Belém no período de 2010 a 2014. TCC (graduação). UFPA. Belém, 2016.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Das políticas de governo à política de estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, p. 323-337, abr.-jun. 2011 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000200005

PAULA, Simone Grace de. Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tese (doutorado). UFMG. Belo Horizonte, 2012.

PERDIGAO, Solange Alves. Significações de futuro profissional para estudantes de ensino médio de diferentes classes sociais residentes em municípios com ofertas de formação profissional desiguais. Tese (doutorado). PUC/SP. São Paulo, 2019.

PEREGRINO, Mônica. Desigualdade numa escola em mudança: Trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres. Tese (doutorado). UFF. Rio de Janeiro, 2006.

PEREIRA, Michelle Melina Gleica Del Pino Nicolau. Deficiência, raça e gênero: análise de indicadores educacionais brasileiros. Tese (doutorado). PUC/SP. São Paulo, 2016.

PINEIDA, Silvana Schuler; O casarão da várzea visto por dentro: trajetórias escolares de alunos do Colégio Militar de Porto Alegre. Tese (doutorado). UFRGS. Porto Alegre, 2009.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta. – 5. reimp. - São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SARAIVA, Mateus. Por uma política com números: o Ensino Médio sob a perspectiva do Sinaeb. UFRGS. Porto Alegre, 2021.

SIQUEIRA, Janes Terezinha Fraga. A luta do jovem trabalhador e estudante nas escolas estaduais de Porto Alegre/RS - um estudo de caso. Tese (doutorado). UFRGS, Porto Alegre, 2004.

SOARES, José Francisco; ANDRADE, Júdice de Andrade. Nível socioeconômico, qualidade e equidade das escolas de Belo Horizonte. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 107-126, jan./mar. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000100008

SOUZA, Jessé. A classe média no espelho: sua história, seus sonhos e ilusões, sua realidade. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2018.

RATUSNIAK, Celia. Processo por abandono intelectual e os efeitos da judicialização da evasão escolar: gênero, raça, classe social e as biopolíticas que produzem o fracasso escolar e as expulsões compulsórias. Tese (doutorado). UFPR. Curitiba, 2019.

TERRA, Denise Maria Antunes Cordeiro. Juventude nas sombras: escola, trabalho e moradia em territórios de precariedades. Tese (doutorado). UFF. Rio de Janeiro, 2008.

WASCHECK, Murilo de Camargo. Ensino médio integrado e juventude: identidades e perspectivas a partir dos estudantes do IFG câmpus Goiânia. Tese (doutorado). UFG. Goiânia, 2020.

ZANDONÁ, Norma da Luz Ferrarini; O espaço do contrapoder: o acesso à Universidade Pública e o perfil socioeconômico educacional dos candidatos ao vestibular da UFPR. Tese (doutorado). UFPR. Curitiba, 2005.

Downloads

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Noronha, G. F. de, & Araujo , R. M. de L. (2024). UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA, POBREZA E DESIGUALDADE E SUA INFLUÊNCIA NA TRAJETORIA DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–26. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.749

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.