O DESENVOLVIMENTO DO SABER ESTATÍSTICO

UMA PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DA TEMÁTICA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE SANTA CATARINA

Visualizações: 91

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1673

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas, Impactos Socioeconômicos, Análise Temporal, Resiliência

Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma proposta de sequência didática para o desenvolvimento de aulas para o segundo ano do ensino médio, adotando-se a temática das mudanças climáticas. Realiza-se uma busca de dados científicos que sirvam de embasamento para a problemática das mudanças climáticas e partir dos dados levantados pelo professor e pelos próprios alunos, realiza-se uma discussão em grande grupo, visando estabelecer uma relação entre tais dados com a matemática, bem como uma conscientização social e política sobre o tema. Objetiva-se promover o debate acerca das mudanças climáticas, conectado com o episódio das enchentes que aconteceram no Rio Grande do Sul, nos anos de 2023 e 2024. Espera-se que os alunos compreendam os conceitos básicos de estatística e possam usá-los para interpretar as informações relativas aos dados climáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Lopes Borges, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluno do Programa de Pós-graduação em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina.

Darci Luiz Savicki, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Física, Matemática e Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômenos de transporte, modelagem matemática e simulação numérica computacional, dispersão de poluentes, turbulência.

Referências

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília, 1999.

MAGNO, C. lima, Costa, F. A., & Borba, G. L. (2016). A Educação em Mudanças Climáticas: Uma Abordagem Interdisciplinar. Holos, 4, 176–188.

NOBRE, Carlos A. Fundamentos científicos das mudanças climáticas / Carlos A. Nobre, Julia Reid, Ana Paula Soares Veiga. – São José dos Campos, SP: Rede Clima/INPE, 2012. 44 p.

SENRA, N. de C. O O Saber e o poder das estatísticas : uma história das relações dos estaticistas com os estados nacionais e com as ciências. Rio de Janeiro: IBGE, 2005.

RESENDE de Faria, D., Almussa Leite Torres, G., & Pereira Coltri, P. (2023). O Currículo Paulista como instrumento e recurso para o planejamento docente na educação em mudanças climáticas. Revista Brasileira De Climatologia, 33(19), 29–49.

SILVA, R. W. C.; PAULA, B. L. Causa do aquecimento global: antropogênica versus natural. Terra e Didática, vol. 5, n.1, p. 42-49, 2009.

SARTORI, Tapia, STEPHANIE Alice (2017). Reflexões sobre o saber estatístico: uma problematização para aulas de matemática a partir do tema “Mudanças climáticas”. Educação Matemática Em Revista, 22(55), pp. 94-109 .

TRAVERSINI, C. S.; BELLO, S. E. L. Saber Estatístico e sua Curricularização para o Governamento de todos e de cada um. Boletim de Educação Matemática, v. 24, n. 40, dez, 2011, p. 855-871.

Downloads

Publicado

2025-02-06

Como Citar

Borges, J. C. L., & Savicki, D. L. (2025). O DESENVOLVIMENTO DO SABER ESTATÍSTICO: UMA PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DA TEMÁTICA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE SANTA CATARINA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1673

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.