A FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADÃ DO EDUCANDO ATRAVÉS DA TRANSVERSALIDADE NA DISCIPLINA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Visualizações: 67

Autores

  • Cláudia Simonetti Silva Oliveira World University Ecumenical
  • Daniel do Nascimento Oliveira World University Ecumenical https://orcid.org/0000-0001-9542-3935
  • Juliana do Carmo da Silva Oliveira World University Ecumenical https://orcid.org/0009-0000-4867-4782
  • Damares da Silva Barbosa Batista World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1652

Palavras-chave:

Educação, Transdisciplina, Ética, Cidadania, Docente

Resumo

O presente objeto de estudo tem como finalidade analisar a importância da prática transdisciplinar na educação, como pluralização de conhecimentos na construção de saberes inseridos na disciplina de Língua Portuguesa. A escola, em sua função formadora de cidadãos, tem, entre outros, o propósito de proporcionar ao educando saberes correlacionadas a completude de transdisciplinaridade. Dentro dessa perspectiva, presume-se dialogar sobre discursos relacionados à ética e cidadania no ambiente escolar, compactuados sob um olhar transdisciplinar para o educando, já que o que permeia a formação deles na escola tem parte nesse aspecto. Estima-se a partir desse objetivo, a concessão de inovação na área de conhecimento compatível com o modo de vida modernizado, tratando assim algumas das problemáticas existentes. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, no qual se buscou subsídios nas ideias de teóricos como: Morin (2003), Piaget (1970), Nicolescu (2000) entre outros.   Verificou-se, que ainda existem dificuldades de ordem organizacional para se trabalhar a transdisciplinaridade na educação, por motivo de um padrão pedagógico-histórico vigente instituído nas escolas. A pesquisa apontou como o diálogo sendo o suporte para a educação transdisciplinar, a fim de promover a busca de significados entre disciplinas, principalmente sobre os diversos assuntos atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Simonetti Silva Oliveira, World University Ecumenical

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Ciências da Educação da Universidade World University Ecumenical - WEU.

Daniel do Nascimento Oliveira, World University Ecumenical

Aluno do Programa de Pós-graduação Doutorado em Ciências da Educação da Universidade World University Ecumenical - WEU.

Juliana do Carmo da Silva Oliveira, World University Ecumenical

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Ciências da Educação da Universidade World University Ecumenical - WEU.

Damares da Silva Barbosa Batista, World University Ecumenical

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Ciências da Educação da Universidade World University Ecumenical - WEU.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicomaco. 3ª ed. [Trad. Mário da Gama Cury] Brasília: Universidade de Brasília, 1992.

AUGUSTO, Maria Alice Pereira. A Ética como Tema Transversal: um estudo sobre valores democráticos na escola. São Paulo, 2001. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2001.

BECHARA, E. Moderna gramática do português contemporâneo. (37ª ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo acordo ortográfico). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BELLONI, M.L. (Org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, 2005.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, L.; MORIN, E.; NICOLESCU, B. Carta de transdisciplinaridade. In: NICOLESCU, B. et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000, p.177-81.

GIL, Antonio Carlos, Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, São Paulo, Atlas, 1994.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002. cap. 16. p. 161-169.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NIETZSCHE, F. O livro do Filósofo. São Paulo: Centauro, 2004.

NIETZSCHE, F. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2009.

NIETZSCHE, F.; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na Era Planetária - O pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NICOLESCU, B et al. Educação e Transdisciplinaridade I. Brasília: Unesco, 2000.

OLIVEIRA, Dalila A. Política Educacional. In OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana C.; VIEIRA Lívia F. (Org) Dicionário trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG – Faculdade de Educação, 2010 CD-ROM. p. 21

PIAGET, Jean. Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Psicologia e pedagogia. Tradução de Dirceu. São Paulo e Rio de Janeiro: Editora Forense, 1970. SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, Lucerna, 2006.

SANTOS NETO, Elydio dos. Por uma educação transpessoal: a ação pedagógica e o pensamento de Stanislav Grof. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

Oliveira, C. S. S., Oliveira, D. do N., Oliveira, J. do C. da S., & Batista, D. da S. B. (2024). A FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADÃ DO EDUCANDO ATRAVÉS DA TRANSVERSALIDADE NA DISCIPLINA DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1652

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)