A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR

Visualizações: 266

Autores

  • Jorge Antonio Lima de Jesus Universidade Federal do Pará
  • Renato Moreira Silva Universidade Estadual do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-6823-3415
  • Jessica Kerolaynne da Silva Neves Universidade Federal do Pará
  • Roberto Santiago Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1480

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação Docente, Perfil Profissional, Brasil

Resumo

As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm causado mudanças na formação docente no país, principalmente, para o professor que vai atuar no Ensino Superior, considerando que uma das exigências para este nível, é o professor trabalhar com o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Assim, este artigo procura realizar uma reflexão acerca da formação docente no Brasil, com o propósito de apresentar o que é ser professor no ensino superior (1), a importância do labor do professor (2), os desafios e possibilidades deste perfil profissional no ensino superior (3) e a gestão docente em sala de aula como variáveis deste percurso para a qualidade da educação (4). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental. Compreende-se que o Ensino Superior está permeado de desafios com o novo modelo de sociedade, contudo, por meio da reflexão e ação docente disposta a transformações torna-se possível garantir os primeiros passos para a proposição de melhorias, minimizando as lacunas desta etapa do ensino brasileiro, como a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino superior e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Antonio Lima de Jesus, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará – Campus de Universitário de Castanhal – PA; Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar - GEPPEGE da Universidade Federal do Pará.

Renato Moreira Silva , Universidade Estadual do Maranhão

Professor da Rede Estadual de Educação do Maranhão – SEDUC; Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar - GEPPEGE da Universidade Federal do Pará.

Jessica Kerolaynne da Silva Neves, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Letras Espanhol pela universidade Federal do Pará – UFPA; Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar - GEPPEGE da Universidade Federal do Pará.

Roberto Santiago Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professor da Rede Municipal de Educação de Igarapé-Mirim – SEMD; Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT.

Referências

CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.

FRANCO, M. E. D. P. Comunidade de conhecimento, pesquisa e formação do professor do ensino superior. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2. ed. Brasília: Plano, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo. 23ª. edição. Ed: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança, São Paulo. 4ª. edição. Ed:Paz e Terra, 2007.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Alternativa, 2004.

LIMA, K. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: PEREIRA, L. D.; ALMEIDA, N. L. T. de (Org.). Serviço social e educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013. (Coletânea Nova de Serviço Social).

LUCK, H. Gestão Escolar e formação de gestores. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: O Instituto, 2000.

MASETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo. Ed Summus.2003.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva. 2° ed. São Paulo. Cortez; Brasília, UNESCO, 2000.

MOROSINI, M. C. (org.). Professor do ensino superior: identificidade, docência e formação. Brasília: Plano, 2001.

ORTIZ, R. Mundialização, cultura e política. In: DOWBOR, L. IANNI, O. & RESENDE

P.E.A. Desafios da globalização. Petrópolis. Editora: Vozes, 1999.

PARO, V. H. Administração Escolar: Introdução Crítica. São Paulo: Cortez, 2003.

PENA, Rodolfo F. Alves. Era da Informação. In. Mundo Educação, publicado em 05 mar 2019. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/era-informacao.htm. Acesso em: 05 abr. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33.ª ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2000.

SCHWARTZ, S.; BITTENCOURT, Z. A. Quem é o “Bom Professor” Universitário? Estudantes e Professores de Cursos de Licenciatura em Pedagogia Dizem Quais São as (Ideais) Qualidades Deste Profissional. In. Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul. IX ANPED SUL, 2012. Disponível em:

http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/. Acesso: 27 mar. 2024.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELOS, M. L. M. A formação dos professores do Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

VASCONCELLOS, M. M. M.; OLIVEIRA, C. C. Docência na universidade: compromisso profissional e qualidade de ensino na graduação. Santa Maria, Educação, v. 36, n.2, p. 219-234, maio/ago. 2011.

VEIGA, I. P. Docência universitária na educação superior. In: RISTOFF, D.; SAVEGNANI, P. Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006, p. 85-96.

Downloads

Publicado

2024-09-07

Como Citar

Jesus, J. A. L. de, Silva , R. M., Neves, J. K. da S., & Ferreira, R. S. (2024). A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1480

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO