A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
Visualizações: 266DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1480Palabras clave:
Ensino Superior, Formação Docente, Perfil Profissional, BrasilResumen
As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm causado mudanças na formação docente no país, principalmente, para o professor que vai atuar no Ensino Superior, considerando que uma das exigências para este nível, é o professor trabalhar com o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Assim, este artigo procura realizar uma reflexão acerca da formação docente no Brasil, com o propósito de apresentar o que é ser professor no ensino superior (1), a importância do labor do professor (2), os desafios e possibilidades deste perfil profissional no ensino superior (3) e a gestão docente em sala de aula como variáveis deste percurso para a qualidade da educação (4). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental. Compreende-se que o Ensino Superior está permeado de desafios com o novo modelo de sociedade, contudo, por meio da reflexão e ação docente disposta a transformações torna-se possível garantir os primeiros passos para a proposição de melhorias, minimizando as lacunas desta etapa do ensino brasileiro, como a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino superior e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais.
Descargas
Citas
CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.
FRANCO, M. E. D. P. Comunidade de conhecimento, pesquisa e formação do professor do ensino superior. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2. ed. Brasília: Plano, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo. 23ª. edição. Ed: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança, São Paulo. 4ª. edição. Ed:Paz e Terra, 2007.
LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Alternativa, 2004.
LIMA, K. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: PEREIRA, L. D.; ALMEIDA, N. L. T. de (Org.). Serviço social e educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013. (Coletânea Nova de Serviço Social).
LUCK, H. Gestão Escolar e formação de gestores. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: O Instituto, 2000.
MASETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo. Ed Summus.2003.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva. 2° ed. São Paulo. Cortez; Brasília, UNESCO, 2000.
MOROSINI, M. C. (org.). Professor do ensino superior: identificidade, docência e formação. Brasília: Plano, 2001.
ORTIZ, R. Mundialização, cultura e política. In: DOWBOR, L. IANNI, O. & RESENDE
P.E.A. Desafios da globalização. Petrópolis. Editora: Vozes, 1999.
PARO, V. H. Administração Escolar: Introdução Crítica. São Paulo: Cortez, 2003.
PENA, Rodolfo F. Alves. Era da Informação. In. Mundo Educação, publicado em 05 mar 2019. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/era-informacao.htm. Acesso em: 05 abr. 2024.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33.ª ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2000.
SCHWARTZ, S.; BITTENCOURT, Z. A. Quem é o “Bom Professor” Universitário? Estudantes e Professores de Cursos de Licenciatura em Pedagogia Dizem Quais São as (Ideais) Qualidades Deste Profissional. In. Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul. IX ANPED SUL, 2012. Disponível em:
http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/. Acesso: 27 mar. 2024.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VASCONCELOS, M. L. M. A formação dos professores do Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
VASCONCELLOS, M. M. M.; OLIVEIRA, C. C. Docência na universidade: compromisso profissional e qualidade de ensino na graduação. Santa Maria, Educação, v. 36, n.2, p. 219-234, maio/ago. 2011.
VEIGA, I. P. Docência universitária na educação superior. In: RISTOFF, D.; SAVEGNANI, P. Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006, p. 85-96.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.