MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS

UM BREVE APONTAMENTO HISTÓRICO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1325

Palavras-chave:

Movimento Negro, Ação afirmativa, Educação

Resumo

Neste artigo reforçamos e reavivamos o pioneirismo e a participação do Movimento Negro brasileiro na luta pela inclusão social da população negra em prol das políticas públicas que garantam o exercício da cidadania e ao enfrentamento das violações de direitos. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo apresentar alguns apontamentos históricos acerca das fases de atuação do movimento negro brasileiro e as políticas de ação afirmativa no Brasil. Para atender o propósito geral desta pesquisa, dividimos o estudo em três etapas. Na primeira parte, contextualizamos a formação do movimento negro no Brasil, a partir das três fases organizadas, apontando as principais características e estratégias utilizadas pelo movimento. Na segunda parte, destacamos a evolução histórica das ações afirmativas no Brasil e no mundo. Por fim, na terceira etapa, evidenciamos os atos normativos na esfera federal, que criaram ações afirmativas voltadas à população negra. Diante do exposto, espera-se que este trabalho suscite e fomente outros debates sobre as contribuições do movimento negro perante a luta pela manutenção das garantias adquiridas no campo das políticas de ação afirmativa.

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Biografia do Autor

Eduardo França do Nascimento , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores  – Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (GEPRAFE/PBGS).

Eduardo Henrique Oliveira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores  – Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (GEPRAFE/PBGS).

Waneide Ferreira Santos Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores  – Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (GEPRAFE/PBGS).

Eugenia Portela de Siqueira Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da  Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores  – Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (GEPRAFE/PBGS).

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Nascimento , E. F. do, Silva, E. H. O. da, Assis, W. F. S., & Marques, E. P. de S. (2024). MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: UM BREVE APONTAMENTO HISTÓRICO . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–23. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1325

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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