EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA DE ZONA RURAL
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1189Palavras-chave:
Escola no Campo, Educação Integral, EducaçãoResumo
O presente artigo aborda a política e as experiências de educação integral em tempo integral no Brasil e pretende explorar as concepções de qualidade do ensino que permeiam políticas e iniciativas de educação integral e escola de tempo integral por meio de artigos que debateram possíveis relações entre a ampliação do tempo de permanência na escola e incrementos na qualidade do ensino. A metodologia utilizada é o método bibliográfico, que se refere à pesquisa sistemática baseada em materiais publicados em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, ou seja, materiais acessíveis ao público. A escola em tempo integral é uma possibilidade efetiva de melhorar a qualidade do ensino, contudo, indica que esforços precisam ser adotados para que outras dimensões da educação escolar sejam atendidas para fortalecer e estimular todo o potencial desta política educacional em incrementar melhorias da qualidade do ensino. Como estudo de caso, acompanhamos a EEEF. Cândida Silveira Haubmann, escola rural, mutisseriada, que tem este formato, através das vivências realizadas durante a participação no programa Residência Pedagógica. Nesse cenário constatamos que a escola por ser de tempo integral, localizada em zona rural tem muitas potencialidades a serem exploradas, porém ainda não consegue ser considerada uma escola de educação integral.
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