VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE SISTEMAS LINEARES

ESTUDO DA APLICABILIDADE DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO APRENDIZADO DE SISTEMAS LINEARES

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1172

Palavras-chave:

´Matemática, Ensino-aprendizagem, Registros de Representação Semiótica, Aplicativo, Flutter

Resumo

A matemática constitui um dos elementos fundamentais ao desenvolvimento acadêmico e intelectual do aluno, tomando lugar como matéria obrigatória no ensino básico. Contudo, os principais indicadores de educação brasileiros apontam que os níveis de aprendizagem dessa disciplina no país são historicamente deficientes, o que é comumente atribuído a métodos pouco adequados de ensino-aprendizagem em sala de aula, além da abstração própria da disciplina. Neste contexto, este trabalho almejou desenvolver e estudar a aplicabilidade de software educativo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de sistemas lineares de ordem 2, mediante a utilização da teoria de Registros de Representação Semiótica e do recurso de visualização geométrica dos sistemas. Após sua finalização, o aplicativo foi submetido à validação através do formulário qualitativo Pedagogical Ergonomic Tool for Educational Software Evaluation (PETESE), obtendo boa aceitação entre os avaliadores e evidenciando ter uma boa potencialidade para ser aplicado em sala de aula.

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Biografia do Autor

Roberto Vítor Lima Gomes Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francico

Bacharel em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Ricardo Argenton Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco – BR e pós Doutor na área de Engenharia de Software pela University of Waterloo – CA

Edson Leite Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Ciência da Computação na área de Aprendizado de Máquinas, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Atualmente é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Membro do Programa de Pós-graduação em Matemática da Rede Pública – PROFMAT/UNIVASF/IMPA

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

Rodrigues, R. V. L. G., Ramos, R. A., & Araújo, E. L. (2024). VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE SISTEMAS LINEARES: ESTUDO DA APLICABILIDADE DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO APRENDIZADO DE SISTEMAS LINEARES . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–17. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1172

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