CTS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO NA REDE MUNICIPAL DE MARILÂNDIA DO SUL

Visualizações: 378

Autores

  • Alex Barbosa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6544-7661
  • Cláudia Lopes Universidade Estadual de Maringá
  • Adriano Lopes Romero Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1082

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, CTS, Livro Didático, Anos Iniciais

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as potencialidades do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos livros didáticos de Ciências adotados pela rede municipal de ensino de Marilândia do Sul, no Paraná, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utilizando uma abordagem metodológica de estudo documental exploratório, foram examinados os livros de Ciências do 1º ao 5º ano do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do período de 2023-2026, com foco na Coleção “A Conquista – Ciências”. A pesquisa, de natureza descritiva, fundamentou-se na análise documental, destacando atividades relacionadas à Educação Ambiental presentes nos livros, em consonância com o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Os resultados indicam que os livros didáticos analisados representam uma valiosa ferramenta pedagógica, abordando diversos conteúdos pertinentes à Educação Ambiental e oferecendo possibilidades para a integração efetiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade, desde que articulados de maneira adequada com as propostas da autora da coleção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Barbosa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educação Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Cláudia Lopes, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Adriano Lopes Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (campus Campo Mourão) atuando no curso de graduação em Licenciatura em Química e como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA)

Referências

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Ciência-tecnologia-sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciencias, Espanha, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART8_Vol5_N2.pdf. Acesso em: 15 fev.2024.

BOURSCHEID, Jacinta Lourdes Weber; Farias, Maria Eloisa. A convergência da educação ambiental, sustentabilidade, ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e ambiente (CTSA) no ensino de ciências. Revista Thema, v. 11, n. 1, p. 24-36. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 25 fev. 2024.

CARVALHO, Graça Simões. Literacia científica: conceitos e dimensões. In: AZEVEDO, F.; SARDINHA, Maria. da Graça. Modelos e Práticas em Literacia. Lisboa: Lidel, 2009, p. 179-194

CASTRO LIMA, Maria Emilía Caixeta de; LOUREIRO, Mairy Barbosa Trilhas para ensinar Ciências para crianças. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013.

COSTA, Manoel dos Santos; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Livro didático de Matemática: análise de professores polivalentes em relação ao ensino de Geometria. Revista Vidya, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 71-80, jul./dez., 2010. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/312. Acesso em: 10 fev. 2024.

CHASSOT, Attico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5ª ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

CRUZ, Geslie Coelho Carvalho da. A conquista: Ciências. 1º ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1a. ed. São Paulo: FTD, 2021.

GUSMÃO de Carvalho Neto, Eulália. Raquel. O livro didático e as teorias pedagógicas. Holos, v. 6, p. 402-414, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2602. Acesso em: 10 fev. 2024.

KRASILCHIK, Myriam.; MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

LUZ, Rodrigo; QUEIROZ, Marcelo Bruno Araújo; PRUDÊNCIO, Christiana Andréa Vianna. CTS ou CTSA: o que (não) dizem as pesquisas sobre educação ambiental e meio ambiente?. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 31-54. 2019.

MARCONI, Marconi Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990. p. 56-123.

OLIVEIRA, Maria. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

OLIVEIRA, Eliane Toná; ROYER, Marcia Regina. A Educação Ambiental no contexto da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Interfaces da Educação, v. 10, n. 30, p. 57-78. 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3717. Acesso em: 18 fev. 2024.

PARANÁ. Currículo da Rede Estadual Paranaense – CREP. 2021. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/crep. Acesso em: 07 fev. 2024.

PNLD - Programa nacional do Livro Didático. MEC. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797#:~:text=Desde%201929%2C%20quando%20foi%20criado,de%20outros%20materiais%20de… Acesso em 25 fev. 2024.

SANTOS, Widson Luiz Pereira dos. Educação CTS e Cidadania: Confluências e Diferenças. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas Amazônia, v. 9, n. 17, p. 49-62, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/download/1647/2077. Acesso em: 20 fev. 2024.

SANTOS, Widson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 95-111. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/QHLvwCg6RFVtKMJbwTZLYjD/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Silva, A. B. da, Lopes, C., & Romero, A. L. (2024). CTS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO NA REDE MUNICIPAL DE MARILÂNDIA DO SUL . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1082

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)