O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES

A PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRAUDAÇÃO EM EDUCAÇÃO UCS (2008-2023)

Visualizações: 278

Autores/as

  • Gisele Belusso Universidade de Caxias do Sul
  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.726

Palabras clave:

História da Educação; Instituições escolares; grupos escolares

Resumen

O estudo analisa a produção de pesquisas no campo da História da Educação, no eixo das instituições escolares, de ensino primário e de formação de professores, produzidos no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O levantamento foi realizado no repositório institucional a partir da leitura dos títulos, palavras-chaves e resumos, valendo-se da metodologia de análise documental. A partir de então, foram localizados 19 estudos, realizados em nível de mestrado e doutorado, defendidos entre os anos de 2013 e 2022, bem como que as pesquisas abordam a história das instituições desenvolvidas, especialmente, a partir da História Cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, com bolsa CAPES/PROEX e ênfase em História da Educação. Estágio de pós-doutorado em Educação na UNISINOS (2016). Mestre em Educação (2011) e Graduação em História (2003) pela mesma instituição, com bolsa do Programa Especial de Treinamento - PET/História - CAPES. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2017) e Graduação em Geografia pela UCS (2021). Bacharel em Biblioteconomia pela UCS (2022). Especialista em Gestão da Educação (2004) -UFRGS; Psicopedagogo Clínico e Institucional (2009) - FEEVALE; Supervisor Escolar - Faculdade Internacional Signorelli (2015) e em História do Brasil - Faculdade Internacional Signorelli (2016). É membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB), como Conselho Fiscal, gestão 2021-2023. Atuou na diretoria da entidade em outras gestões: 2º Tesoureiro (2016-2017); Conselho Fiscal (2017-2019;2019-2021). Foi presidente da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) - 2018-2020 e vice coordenador do GT História da Educação (2016-2018; 2020-2022). Integrou o Conselho do COMINTER - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (2018-2020; 2020-2022). Foi vice-presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) entre 2017-2019 e é membro do Conselho Fiscal (2021-2023). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) como suplente o Conselho Científico do GT de História da Educação e membro titular da Comissão Especial para Política de Valorização da Produção Artístico-Cultural na Pós-graduação e pesquisa em educação. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Membro titular do Comitê de Assessoramento da FAPERGS (2022-2024). Integrou o Conselho Municipal de Educação de Campo Bom (2021-2023). Membro do Conselho Municipal de Política Cultural (pela Setorial de Patrimônio Histórico); Foi Assessor de Pesquisa da Área de Ciências Humanas e Sociais da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (UCS) (2022-2023). Foi editor adjunto da Revista História da Educação (2018-2019). É membro do conselho editorial: Revista de História da UEG e Revista Acadêmica Licencia&acturas. Membro do Conselho Consultivo: Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades e do Comitê Científico da Revista Vivência. É Pesquisador Gaúcho - PqG - FAPERGS. É vice-líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) e membro do Grupo de Pesquisa: Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar - (EBRAMIC). É historiador com Registro Profissional n. 003/RS. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e na Área de Humanidades e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em História. É coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia/PARFOR. Coordena projetos com financiamento do CNPq e da FAPERGS. Integra Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo - RIDPHE e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Processos Identitários. NIEMPI-PPGDR-FACCAT. Recebeu prêmios: Professor Destaque (2008); Minha Tese 3 minutos (2015) e foi Patrono da 37a. Feira do Livro de Campo Bom (2021). Sua área de investigação envolve: História e História da Educação: instituições educativas, processos de escolarização, práticas e culturas escolares. Memória e História Oral, ensino no meio rural, História local, trajetórias formativas e profissionais. 

Citas

ABREU, Elise Testolin de. O jardim de infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer de Caxias do Sul/RS (1946-1956). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021.

BELUSSO, Gisele. Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS: histórias de sujeitos e práticas (1922-1954). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016.

BELUSSO, Gisele; SILVEIRA, João Paulo Borges: KLOSS, Caroline. Presentificando os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul: balanço da produção científica e do perfil dos egressos. In. SOARES, Eliana Maria do Sacramento; LUCHESE, Terciane Ângela (Org). Pesquisar a educação: olhares investigativos para tecnologias, inclusão, linguagens e história da educação. 1 ed. Caxias do Sul: Educs, 2018, v.1, p. 33-47.

FERNANDES, Cassiane Curtarelli. Uma história do Grupo Escolar Farroupilha: sujeitos e práticas escolares (Farroupilha/RS, 1927 – 1949). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.

FERNANDES, Cassiane Curtarelli. História dos grupos escolares em Garibaldi e Farroupilha: matizes de práticas pedagógicas e escolares (Rio Grande do Sul, 1926-1949). Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

GATTI JÚNIOR, Décio; GATTI, Giseli Cristina do Vale. A História das Instituições Escolares em Revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos da investigação recente. Educativa, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 327-359, jul./dez. 2015.

GIACOMONI, Cristian. A educação física no ensino primário: memórias de professoras e alunos da Escola Giuseppe Garibaldi - Caxias do Sul/RS (1974-1989). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.

GIACOMONI, Cristian. Histórias e memórias do ensino de educação física nas escolas normais Duque de Caxias e São José de Caxias do Sul/RS (1947-1961). Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021.

GIACOMONI, Cristian; SOUZA, José Edimar de. Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento”. Horizontes, 41(1), 2023. e023006. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1346 DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1346

LAZZARON, Vanessa. História do Colégio do Carmo de Caxias do Sul/RS: práticas pedagógicas e rotinas escolares (1908-1933). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.

LIMA, Gisele Alves. Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.

MATIELLO, Marina. História do Colégio Regina Coeli: de escola confessional à comunitária (Veranópolis/RS, 1948, 1980). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.

MELLO, Mariane Fruet de. Memórias de escolarização na perspectiva da escola étnica paroquial em Kronenthal/ Vale Real - RS (1933-1965). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2020.

NOSELLA, Paollo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013.

NUNES, Clarice. Articulação teórico-empírica na pesquisa histórica: notas de estudo. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto – MEC/ Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Seminário História da Educação Brasileira: a ótica dos pesquisadores. Belo Horizonte, 17 a 20 de maio de 1994. Série Documental Eventos. Brasília, 1995. p. 54-67

OLIVEIRA, Mariana Lisbôa. Grupo Escolar Padre Efrem: culturas e práticas (Vacaria/RS - 1922-1950). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2022.

PAZ, Valéria Alves. História do Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, RS (1937-1945). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.

PEDRI, Elen Lemaire. Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021.

PILETTI, Fernanda. Memórias de escolarização no meio rural de Farroupilha: o grupo escolar Jansen (1937-1958). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.

PINHEIRO, Rafael de Souza. Processos de escolarização em Flores da Cunha/RS: o grupo escolar Frei Caneca (1925-1940). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021.

POLETTO, Julia Tomedi. Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956-1972): processo identitário e cultura escolar compondo uma história. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2014.

SANTOS, Deise da Silva. Memórias e práticas do ensino de música no Grupo Escolar Farroupilha/RS (1938-1945). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.

SANTOS, Ademir Valdir dos; VECHIA, Ariclê. As escolas que construímos: a história de instituições escolares na Revista Brasileira de História da Educação. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP: Sbhe, v. 19, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v19i0.47235

SILVA, Francisca Simere Gomes Leocádio Figueirêdo. Histórias e memórias do Grupo Escolar Padre Cícero de Juazeiro do Norte - Ceará (1927-1939). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2022.

SOUZA, José Edimar de. O ensino em Novo Hamburgo/RS nas memórias de professores. Caxias do Sul: EDUCS, 2020.

TONIETTO, Roberta Angela. Memórias de egressas da Escola Normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS-1949/1951): formação de professores para a prática da higiene. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2020.

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Belusso, G., & Souza, J. E. de. (2023). O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES : A PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRAUDAÇÃO EM EDUCAÇÃO UCS (2008-2023). Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(4), 41–51. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.726

Artículos similares

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.