A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES
Visualizações: 304DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.702Palabras clave:
Assistência Estudantil, Mães universitáriasResumen
Este trabalho aborda sobre a política de assistência estudantil e apresenta como unidade de análise as condições de permanência de estudantes mães que se encontram em situações de vulnerabilidade social, tendo como recorte a implementação do auxílio-creche no primeiro semestre do ano de 2019, com o último edital lançado no final do ano de 2022. O âmbito dessa pesquisa é a Universidade Federal do Amazonas- UFAM, assim, mediante a implementação da assistência estudantil por meio do Decreto n° 7234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), como política que objetiva apoiar a permanência dos estudantes na educação superior e reduzir desigualdades sociais e regionais. No contexto brasileiro, emerge, a partir do ano de 2003, uma grande expansão nas universidades que passaram por um processo de restruturação e expansão, condição que permitiu que perfis anteriormente excluídos obtivesse acesso ao Ensino Superior. As mulheres passaram a entrar na universidade, perante esse cenário, principalmente aquelas que são mães e que conciliam os estudos com a maternidade, contudo a entrada diante das condições de cuidados com os filhos e a vida familiar não se mostra favorável a permanência dessas mulheres até a conclusão de suas graduações. Nesse sentido, analisar de que modo as atuais condições de permanência de estudantes mães, beneficiárias do auxílio-creche, impactam em seus percursos acadêmicos é o objetivo dessa pesquisa, assim, utilizando dos métodos quanti e qualitativos (mixed methods) se elegeu as seguintes estratégias para apresentar os resultados: revisão de literatura; organização, categorização e tratamento estatístico. Os resultados obtidos a partir do tratamento dos dados indicam que há desafios para a política de assistência estudantil e também para a universidade quando se analisar as condições de permanência de estudantes-mães na instituição, destacando-se a necessidade de ampliação do auxílio-creche para que o espaço universitário tenha mais equidade e acolhimento com estudantes que vivenciam a maternidade na graduação.
Descargas
Citas
ANDIFES. Plano Nacional de Assistência Estudantil. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (org.). 2007. 20 p. Disponível em: http://www.andifes.org.br/plano-nacional-de-assistencia-estudantil-da-andifes/. Acesso em: 06 abr. 2023.
ANDIFES. IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das IFES. FONAPRACE. Brasília. 2014.
ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES. FONAPRACE. Brasília. 2018.
AMARAL, Nelson Cardoso. PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 32, n. 3, p. 653 - 673 set./dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/70262. Acesso em: 12 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.21573/vol32n32016.70262
AMORIM, Teresa Cristina Sousa. A formação acadêmica das mães universitárias do campus Clóvis Moura: Um olhar para a qualidade. Campina Grande, Editora REALIZE, 2012. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/ ae0eb3eed39d2bcef4622b2499a05fe6.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.
ANDIFES. Plano Nacional de Assistência Estudantil. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (org.). 2007. 20 p. Disponível em: http://www.andifes.org.br/plano-nacional-de-assistencia-estudantil-da-andifes/. Acesso em: 06 jan. 2023.
ARAÚJO, Maiana Santos de. Avaliação do Auxílio Moradia implementado na UFBA: reflexões sobre sua gestão e efetividade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
BARRETO, Andreia. A mulher no ensino superior: distribuição representatividade. Cadernos do GEA, v. 3, n. 6, p. 5-52, 2014.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 28 abr. 2023.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de Julho de 2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação (PNE). 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 11 mai. 2023.
BRASIL. Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=96261-1-plano-expansao-rede-federal-fase-i&category_slug=setembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 7 mai. 2023.
BRASIL. Portaria normativa nº 39, de 12de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 20 mai. 2023.
CRESWELL, John. W. Educational research: planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. 4th. ed. Boston: Pearson Education, 2012.
DURHAM, Eunice Ribeiro. Ensino Superior no Brasil e desenvolvimento. In: Revista
Interesse Nacional. Ano 3. Edição 10. julho a setembro, 2010.
FARAH, Marta Ferreira Santos. Gênero e políticas públicas. Revista
de Estudos Feministas, Florianópolis, n. 12, p. 47-71, 2004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000100004
HIRATA, Helena; KERGOAT, Daniele. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de pesquisa, v. 37, p. 595-609, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300005
LIMA, Nara Maciel Falcão. Jovens de camadas populares na educação superior pública do Amazonas: acesso e permanência. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
MACHADO, Fernanda Meneghini. Financiamento da assistência estudantil nas universidades federais. Temporalis, v. 17, n. 33, p. 231-253, 2017. DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2017v17n33p231-253
MINAYO, Maria. Cecilia. Souza (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
NUNES, Cicera; SILVA, Livia Maria Nascimento. Acesso e permanência na educação superior x exercício da maternagem: entre trajetórias, representações e exigibilidade de políticas estudantis. Direito. UnB, v. 4, n. 1, 2020.
PEREIRA, SANDRA DE OLIVEIRA GOMES; NUNES, JURAILDES BARREIRA. A presença das mulheres no ensino superior e o papel das políticas de permanência das Universidades Federais brasileiras. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/abepss/article/view/23378. Acesso em: 01 de abr.2023.
ROSEMBERG, Fúlvia. Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. Estudos Feministas, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8638.pdf. Acesso em: 13 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000200011
SANTOS, Carolina Cassia Batista; ABRANTES, Patricia Paulino Muniz de; ZONTA, Rafael. Limitações orçamentárias: desafios à assistência estudantil da UnB em tempos de pandemia. 2021 DOI: https://doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.503
SANTOS, Morgana Brazil; NOGUEIRA, Silvia Cristina Conde. Políticas públicas para o financiamento da educação básica: Mapeando pesquisas sobre o Fundeb. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, e425101119804, 2021 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19804
SALVADOR, Evilasio da Silva. O desmonte do financiamento da seguridade social em contexto de ajuste fiscal. Serviço Social & Sociedade, p. 426-446, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.117
SURDINE, Mônya Carla da Costa. O financiamento do programa nacional de assistência estudantil (PNAES) no Instituto Federal do Espírito Santo (UFES): entre ganhos, perdas e lutas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.
TELES, Maria Alcione Pereira. A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
UFAM/DAEST. Site do Programa de Assistência Estudantil. Disponível em: https://progesp.ufam.edu.br/programas-e-auxilios/62-departamento-de-assistencia-estudantil-daest.html. Acesso em: Acesso em 10 abr. 2023
UFAM/DAEST. Relatórios de gestão da Assistência Estudantil. Disponível em: https://progesp.ufam.edu.br/programas-e-auxilios/62-departamento-de-assistencia-estudantil-daest.html. Acesso em: Acesso em 12 abr. 2023
UFAM/DAEST. Auxílio Alimentação Emergencial 2021. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/4139/1/Portaria%20prorroga%c3%a7%c3%a3o%20Aux%c3%adlio%20Alimenta%c3%a7%c3%a3o%20Emergencial.pdf. Acesso em 14 abr. 2023
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.