O DIÁLOGOS ACERCA DAS DIVERSIDADES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Visualizações: 317Palabras clave:
Currículo, Educação, Gênero, DiversidadeResumen
Neste texto, propomos apresentar por meio de uma pesquisa bibiográfica com recursos da revisão sistemática de literatura, os principais recursos teóricos eleitos para o referencial de uma pesquisa, em andamento, de Mestrado em Educação, junto ao Programa de Pos-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Abordamos as dificuldades que as escolas públicas enfrentam para materializar uma proposta curricular de ensino e aprendizagem baseada na perspectiva dos estudos das diversidades focadas, nesse caso, no gênero e nas sexualidades. Mesmo fazendo parte do currículo, sabemos que existe um longo caminho a percorrer por professores/as e gestores/as na construção de uma escola pública, inclusiva e laica.
Descargas
Citas
BRASIL, 2018. BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 18/01/2021.
BRASIL,1996. LDB. . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acessado em: 18/01/2021.
BRASIL. Lei Nº 11.340, DE 7 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acessado em: 15/01/2021.
BRASIL, 2006. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acessado em: 15/01/2021.
BRASIL,2014. PNE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acessado em: 18/01/2021.
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais para o Ensino Fundamental. Brasília/Secretaria de Educação Fundamental: MEC/SEF, 1998.
CAMPOS, Lorraine Vilela. Cisgênero e Transgênero. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sexualidade/cisgenero-transgenero.htm. Acesso em 23 de junho de 2021.
EGYPTO. Antonio Carlos. Orientação sexual nas escolas públicas de São Paulo. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 0-0.
FACCO, Lúcia. Era uma vez um casal diferente: a temática homossexual na educação literária infanto-juvenil. São Paulo: Summus, 2009.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993.
FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
FURLANI, Jimena. Abordagens contemporâneas para educação sexual. In: FURLANI, Jimena. (organizadora).Educação sexual na escola: equidade de gênero, livre orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito as diferenças. Florianópolis: UDESC (fundação Universidade do Estado de Santa Catarina), 2008. p.18-34.
FURLANI, Jimena. Pressupostos teóricos e políticos de uma educação sexual de respeito às diferenças – argumentando a favor de um currículo pós-critico. In: FURLANI, Jimena. (organizadora) Educação sexual na escola: equidade de gênero, livre orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito as diferenças.. Florianópolis: UDESC (fundação Universidade do Estado de Santa Catarina), 2008. p.43-63.
LOURO, Guacira. Uma leitura da História da Educação na perspectiva do gênero. Teoria e Educação. N. 6. 1992.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes.pedagogias da sexualidade. In : O corpo educado: pedagogias da sexualidade.2°ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2001, p. 07-34.
LOURO, Guacira Lopes. Currículo, género e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Belo Horizonte. ed. Autêntica, 2004.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Gêneros e sexualidades nas práticas discursivas contemporâneas: desafios em tempos queer. In: SILVA, Antonio de Pádua Dias da (Org.). Identidades de gênero e práticas discursivas. Campina Grande: EDUEP, 2008.
PEIXOTO, Reginaldo; MATOS, Joaquim Donizete; PEREIRA,Thauane Cristine Branquinho. Gênero e Relação de Poder. III Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira: Lutas e (Re)existências. Disponível em: https://doity.com.br/iii-seminario-desfazendo-saberes-na-fronteira/blog/dias-e-horarios-das-apresentacoes-de-trabalhos. Acesso em: 13/11/2020.
PINHEIRO, Tata. As principais conquistas das mulheres na história. Portal Nova Escola. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia. Acessado em: 15/01/2021.
PISCITELLI, Adriana. Gênero: a História de um Conceito – São Paulo – 2009.
PRADO, Marco Aurélio. MACHADO, Frederico Viana. Preconceitos contra
homossexualidades: a hierarquia da invisibilidade. São Paulo: Cortez, 2008.
BORGES, Zulmira N.; MEYER, Dagmar E. Limites e possibilidades de uma ação educativana redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. In: Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. 2008, janeiro/março, 16(58), 59-76.
RIOS; SANTOS. Diversidade sexual, educação e sociedade: reflexões a partir do programa nacional do Livro didatico. In:LIONÇO; DINIZ (orgª) homofobia &educação; um desafio ao silêncio. Brasilia letras livres, UNB, 2009. p. 133-159.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.