DO CONHECIMENTO AO CONVENCIMENTO
PROCEDIMENTOS INICIAIS PARA A POLÍTICA PÚBLICA DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO BORJA
Visualizações: 118Palabras clave:
Legislações Do Patrimônio, Sensibilização Local, Regramentos Sócio Educativos.Resumen
Este artigo foi elaborado com a intenção de fazer constar três questões basilares da nossa investigação. Num primeiro momento, realizo um apanhado do potencial regional que concentra a temática missioneira tendo em conta a peculiaridade de São Borja-RS. A segunda abordagem consiste numa reflexão sobre os fundamentos teóricos e culturais que levam em conta o objeto patrimônio e seu aproveitamento no curso histórico da humanidade bem como as tentativas que já foram colocadas à prova daquele no que tange sua projeção e importância. Por fim, descrevo minha tentativa de sensibilização junto à Câmara de Vereadores da localidade, no que acuso ser, um passo inicial à caminho da política pública que faça considerar o sítio arqueológico já reconhecido e tombado, mas que necessita ser melhor aproveitado.
Descargas
Citas
BISONHIM, Kelli. Em busca da estrutura sócio-espacial da redução de San Francisco de Borja: a sobrevivência do patrimônio arqueológico. PPG em História, PUCRS: Porto Alegre, 2011.
CABUGUEIRA, Artur Carlos. Do desenvolvimento regional ao desenvolvimento local. Análise de alguns aspectos de política econômica regional. In: Gestão e desenvolvimento, v. 9, pp. 103-136, 2000.
CALI, Plácido. Políticas municipais de gestão do patrimônio arqueológico. São Paulo: USP, 2005, Tese de Doutorado.
COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo. São Borja e seu patrimônio quase “esquecido”; o caso das missões jesuíticas na terra dos presidentes. In: IV Congresso Internacional de História. Maringá, 2009. http: //www.pph.uem.br/cih/anais/trabalhos/313.pdf.
CORBUSIER, Le (Org.). Carta de Atenas. São Paulo: Ed. Hucitec, 1989.
CURY, Isabelle (Org.). Cartas patrimoniais. IPHAN, Rio de Janeiro: 3ª ed., 2004.
DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO/SECRETARIA. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. Dph, São Paulo: 1992.
FABRIS, Alice Lopes (Org.). A proteção internacional de bens culturais: textos escolhidos. Minas Gerais: UFMG, 2016.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Museu Imperial, 1999.
IPHAN.; IAPH.; URI. Levantamento do Patrimônio Cultural e Natural da Região das Missões. Santo Ângelo. 2008.
IAPH. Ata de La Reunião Técnica IPHAN/ IAPH. Sevilla: IAPH. 2012.
IPHAN. Ata da 1ª Reunião da coordenação Nacional do Projeto de Cooperação técnica internacional 914BRZ4016 “Valorização da paisagem cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis. São Miguel das Missões, Brasil.
HAIA. Convenção para a proteção dos bens culturais em caso de conflito armado. Haia, 14 Maio 1954. Disponível em: https://bit.ly/2OUDVAF
LAUDO IPHAN. Memorando 117/2016. Data de 29.02.2016.
MAURER, Rodrigo; PINTO, Muriel. Prontuário técnico do sitio histórico de São Borja – Centro de Apoio Missioneiro – Ações e aplicabilidades. Apresentado ao Conselho Municipal de Cultura do município de São Borja. 09 de Maio de 2018.
MAURER, Rodrigo. Do um que não é sete: o caso da antiga redução de San Francisco de Borja e a dinâmica da diferença. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em História – Universidade de Passo Fundo – UPF, 2011.
NOGUEIRA, Carmen R.; D. BURKHARD, Daniela. Políticas públicas de Turismo para o desenvolvimento Local/ Regional. In: Revista Eletrônica de Turismo Cultural, Universidade de São Paulo. São Paulo, v.2. n.2,<http://www.eca.usp.br/turismocultural/Retc04_arquivos/Carmen_Missoes.pdf> 2008.
NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. Patrimônio cultural e novas políticas de memória. In: RIOS, Kênia Souza; FURTADO FILHO, João Ernani (orgs.). Em tempo: História, memória e educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008, p. 319-330.
PINTO, Muriel. A identidade socioterritorial missioneira na cidade histórica de São Borja-RS: as hegemonias de poder sobre uma identidade tradicional enraizada entre antigas reduções jesuítico-guarani. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Porto Alegre, 2015.
PINTO, Muriel & MAURER, Rodrigo. Quando a geo-história avança sobre os significados de um espaço urbano: as paisagens culturais e as transformações identitárias da fronteira Brasil-Argentina. In: Revista Latinoamericana de Estudios Urbano Regional – EURE. Vol. 40, nº 120, Mayo 2014. pp. 135-158. www.eure.cl
PINTO, Muriel; MAURER, Rodrigo; RETAMOSO, Alex S. Uma região ameríndia na Mesopotâmia do Prata? Marcadores territoriais e identidades tradicionais como elementos para um novo pensar sobre o desenvolvimento territorial transfronteiriço entre as antigas Reduções Missioneiras. In: Turismo e Relações Internacionais: fronteiras transnacionais, para diplomacia das cidades e inserção internacional do Brasil – Rio de Janeiro: Centro de Estudos em Geografia e Relações Internacionais/Cenegri, 2015. pp. 145-168.
RECH, Raquel. Relatório de vistoria arqueológica no centro histórico de São Borja São Borja: Prefeitura municipal, 2007a.
RECH, Raquel. Laudo da vistoria arqueológica: obras de escavação de uma trincheira para colocação de tubulação de rede telefônica em frente à atual igreja matriz de São Francisco de Borja. São Borja, 2007b.
RODRIGUES, Fernando. Resquícios jesuíticos missioneiros na terra dos presidentes e a potencialização para o desenvolvimento do turismo (Trabalho de conclusão de curso. Especialização em Imagem, História e Memória das Missões: educação para o patrimônio. UNIPAMPA, São Borja, 2014.
SANT’ANNA, Márcia. A face imaterial do patrimônio cultural: os novos instrumentos de reconhecimento e valorização. In: ABREU, Regina e CHAGAS, Mario (orgs.). Memória e patrimônio, ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.
SOARES, André (Org.). Educação patrimonial: relatos e experiências. Santa Maria: UFSM, 2003.
UNESCO. Convention for the Sateguarding of the Intangible Cultural Heritage. Patis, 17 October 2003.
UNESCO. Convención para la salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial. In: Actas de la 32ª. Conferencia General. Paris, 29 set.-29 out., 2003. 2006.
VILLEGAS, Mathilde. Evolução e Diagnóstico dos recursos de interesse patrimonial da Região da Missões. IPHAN. IAPH. URI. In: Levantamento do Patrimônio Cultural e Natural da Região das Missões. Santo Ângelo, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.