PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL

Visualizações: 105

Autores

  • Leandro de Almeida Serres UNIPAMPA
  • Domingos Sávio Campos de Azevedo Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Patrimônio Material e Imaterial; Cultura; Identidade; Memória; Educação Patrimonial.

Resumo

O presente artigo aborda conceitos estruturantes da cultura material e imaterial nacional, bem como a trajetória das políticas do patrimônio no Brasil e suas contribuições para a revalidação da cultura brasileira, bem como busca traçar uma linha temporal de fatos pertinentes de sua evolução. As abordagens metodológicas acerca do elemento “patrimônio” são plausíveis de análise pelo viés de sua inserção enquanto macro conceito e, com o passar do tempo, vai sendo desmistificada a visão que vinculava o patrimônio apenas às grandes obras arquitetônicas, via de regra determinadas pelas ditas “elites”, sejam estas econômicas, sociais, culturais e políticas. Por fim, mas não menos importante, aborda a importância da inserção da Educação Patrimonial na vida das comunidades locais, por acreditar ser a Educação, a única e maior forma de promover a emancipação cultural destas populações esquecidas, introjetando nos jovens os saberes acerca de sua origem e, transmitindo-lhes os saberes necessários para que, além de elos, sejam ferramentas de propagação de suas culturas, emancipando de maneira maiúscula a enorme diversidade cultural de nosso Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Ana Claudia Lima. O Patrimônio Cultural Brasileiro: novos instrumentos de preservação. Brasília: MinC/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: . Acesso em: 04 Out. 2020.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Disponível em . Acesso em: 11 Out. 2020.

FONSECA, M. Cecília Londres. Referências Culturais: base para novas políticas do patrimônio. In: O Registro do Patrimônio Imaterial. Brasília/MinC, 2000.

GONÇALVES, José R.S. (2005) “Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônio”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, Ano 11, N. 23, pp. 15-36, jan./jun.

GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília, DF – IPHAN, 2007.

TOLENTINO, Atila Bezerra (Org.). – Educação patrimonial: educação, memórias e identidades / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); João Pessoa: Iphan, 2013. – (Caderno Temático; 3).

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

Serres, L. de A., & Sávio Campos de Azevedo, D. . (2021). PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(1). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/37

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)