PERSPECTIVAS ACERCA DO PROCESSO DE GUIAMENTO AO TURISTA NO CENTRO HISTÓRICO DE SANTO ÂNGELO/RS

Visualizações: 184

Autores/as

  • Juliani Borchardt da Silva Unversidade Federal da Fronteira Sul
  • Lucimary Leiria Fraga https://orcid.org/0000-0002-7506-4653
  • Cleber Magalhães Tobias Universidade Federal da Fronteira Sul

Palabras clave:

Turismo. Guiamento. Centro Histórico. Santo Ângelo/RS.

Resumen

Este artigo objetiva discorrer e analisar aspectos da atuação do profissional de guia de turismo junto ao Centro Histórico de Santo Ângelo/RS, espaço este que apresenta, na atualidade, elementos de distintos contextos históricos, os quais vão desde suas origens enquanto Redução Missional dos séculos XVII e XVIII, repovoadores imigrantes, bem como, à inserção de representações da sociedade que ali habita. Para tanto, utilizou-se como base teórica, referências bibliográficas acerca dos temas tratados, assim como imagens e informações de acervos públicos e particulares, os quais, em conjunto, subsidiam as análises aqui propostas. Almeja-se que o estudo contribua epistemicamente, bem como materialmente, na atuação dos profissionais guias de turismo que atuam na região Missões, de modo a fomentar o desenvolvimento e o constante aprimoramento do trabalho e das abordagens  realizadas junto aos bens e patrimônios culturais existentes no Centro Histórico da localidade

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliani Borchardt da Silva , Unversidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutora em Direito pela URI Campus de Santo Ângelo/RS (2022). Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Possui graduação em Administração- Projetos e Empreendimentos Turísticos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2009) onde também cursou especialização em História, Cultura, Memória e Patrimônio (2012). É Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2014). Graduada em História-Licenciatura pelo Centro Universitário Internacional (2018). Possui experiência em organizações civis e públicas que tratam das temáticas do Patrimônio Arqueológico, histórico, cultural e de memória. Guia de Turismo regional com CADASTUR (número 23.005490.96-8) desde 2007.

Lucimary Leiria Fraga

Doutoranda em Direitos Humanos (UNIJUÍ). Bolsista integral PROSUC/CAPES. Mestra em Direito (URI).  Mestra em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS). Bacharela em Direito (URI). Pós-graduanda em Direito da criança, do adolescente e do idoso (PROMINAS). Membro do Grupo de Pesquisa Direito ao desenvolvimento e seus territórios: história, forma e possibilidades para o Noroeste Rio-Grandense (UFFS/CLACSO). Membro do Grupo de Pesquisa Fundamentação crítica dos Direitos Humanos (PPGDH-UNIJUÍ). Pesquisa temas relacionados a mulheres Trans, (des) identidades e direito à diferença.

Cleber Magalhães Tobias , Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Licenciado em Letras/Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2009). Especialista em Secretariado Executivo. Atualmente atua como Secretário Executivo da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, no setor de Pós-Graduação.

Citas

Arquivo Histórico Municipal de Santo Ângelo - Augusto Cesar Pereira dos Santos.

Associação Regional de Guias de Turismo das Missões

BRASIL, Ministério do Turismo.

BARRETTO, M. Turismo e Legado Cultural: as possibilidades do planejamento. Campinas: Papirus, 2000.

CHIMENTI, Silvia; TAVARES, Adriana de Menezes Tavares. Guia de Turismo: o profissional e a profissão. São Paulo: editora Senac São Paulo, 2007.

DELPHIN, Carlos Fernando de Moura. O Patrimônio natural no Brasil. In: FUNARI et al. Patrimônio Cultural e Ambiental: Questões legais e conceituais. São Paulo: Annablume, 2009, p. 167-186.

DOMANSKI, Andressa. Arqueologia Histórica de Santo Ângelo: um estudo sobre as representações de uma Missão Jesuítica. In: 5º Seminário Internacional em Memória e Patrimônio (UFPEL). Disponível em http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/745/3/Arqueologia%20historica%20de%20Santo%20Angelo%20-%20um%20estudo%20sobre%20as%20representacoes%20de%20uma%20Missao%20Jesuitica.pdf (acessado em 21/10/2022)

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Escritório Técnico de São Miguel das Missões/RS.

Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Lei número 8323 de 28 de janeiro de 1993.

MARCHI, Darlan de Mamann. A relação dos santo-angelenses com o seu patrimônio: entre a exaltação do passado e as adversidades da preservação no presente. In: BORCHARDT, Juliani; MARCHI, Darlan de Mamann; VITOR, Amilcar Guidolim (org.). Santo Ângelo em foco: ensaios sobre memória e patrimônio cultural. Santo Ângelo: FuRI, 2018.

Rio Grande do Sul. Inventário de Bens Edificados do Rio Grande do Sul. 2010.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO. Secretaria Municipal de Turismo, 2022.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO, 2022.

SMITH, V. Anfitriones e invitados. Antropología del Turismo. Madrid: Endymion, 1989.

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi; COOPER, Chris; HALL C. Michael. Turismo Contemporâneo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

VITOR, Amílcar Guidolim; Santos, Júlio Ricardo Quevedo dos. O patrimônio cultural em Santo Ângelo/RS: entre o passado da missão jesuítico-indígena e as tensões da Coluna Prestes. Revista Memória em Rede Pelotas, v.11, n.21, Jul./Dez.2019 – ISSN- 2177-4129.

Publicado

2023-01-05

Cómo citar

Borchardt da Silva , J., Leiria Fraga , L. ., & Magalhães Tobias , C. . (2023). PERSPECTIVAS ACERCA DO PROCESSO DE GUIAMENTO AO TURISTA NO CENTRO HISTÓRICO DE SANTO ÂNGELO/RS. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 4(4), 182–205. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/422

Número

Sección

DOSSIÊ RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.