PERSPECTIVAS ACERCA DO PROCESSO DE GUIAMENTO AO TURISTA NO CENTRO HISTÓRICO DE SANTO ÂNGELO/RS
Visualizações: 184Palabras clave:
Turismo. Guiamento. Centro Histórico. Santo Ângelo/RS.Resumen
Este artigo objetiva discorrer e analisar aspectos da atuação do profissional de guia de turismo junto ao Centro Histórico de Santo Ângelo/RS, espaço este que apresenta, na atualidade, elementos de distintos contextos históricos, os quais vão desde suas origens enquanto Redução Missional dos séculos XVII e XVIII, repovoadores imigrantes, bem como, à inserção de representações da sociedade que ali habita. Para tanto, utilizou-se como base teórica, referências bibliográficas acerca dos temas tratados, assim como imagens e informações de acervos públicos e particulares, os quais, em conjunto, subsidiam as análises aqui propostas. Almeja-se que o estudo contribua epistemicamente, bem como materialmente, na atuação dos profissionais guias de turismo que atuam na região Missões, de modo a fomentar o desenvolvimento e o constante aprimoramento do trabalho e das abordagens realizadas junto aos bens e patrimônios culturais existentes no Centro Histórico da localidade
Descargas
Citas
Arquivo Histórico Municipal de Santo Ângelo - Augusto Cesar Pereira dos Santos.
Associação Regional de Guias de Turismo das Missões
BRASIL, Ministério do Turismo.
BARRETTO, M. Turismo e Legado Cultural: as possibilidades do planejamento. Campinas: Papirus, 2000.
CHIMENTI, Silvia; TAVARES, Adriana de Menezes Tavares. Guia de Turismo: o profissional e a profissão. São Paulo: editora Senac São Paulo, 2007.
DELPHIN, Carlos Fernando de Moura. O Patrimônio natural no Brasil. In: FUNARI et al. Patrimônio Cultural e Ambiental: Questões legais e conceituais. São Paulo: Annablume, 2009, p. 167-186.
DOMANSKI, Andressa. Arqueologia Histórica de Santo Ângelo: um estudo sobre as representações de uma Missão Jesuítica. In: 5º Seminário Internacional em Memória e Patrimônio (UFPEL). Disponível em http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/745/3/Arqueologia%20historica%20de%20Santo%20Angelo%20-%20um%20estudo%20sobre%20as%20representacoes%20de%20uma%20Missao%20Jesuitica.pdf (acessado em 21/10/2022)
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Escritório Técnico de São Miguel das Missões/RS.
Fundação de Economia e Estatística (FEE).
Lei número 8323 de 28 de janeiro de 1993.
MARCHI, Darlan de Mamann. A relação dos santo-angelenses com o seu patrimônio: entre a exaltação do passado e as adversidades da preservação no presente. In: BORCHARDT, Juliani; MARCHI, Darlan de Mamann; VITOR, Amilcar Guidolim (org.). Santo Ângelo em foco: ensaios sobre memória e patrimônio cultural. Santo Ângelo: FuRI, 2018.
Rio Grande do Sul. Inventário de Bens Edificados do Rio Grande do Sul. 2010.
PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO. Secretaria Municipal de Turismo, 2022.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO, 2022.
SMITH, V. Anfitriones e invitados. Antropología del Turismo. Madrid: Endymion, 1989.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi; COOPER, Chris; HALL C. Michael. Turismo Contemporâneo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
VITOR, Amílcar Guidolim; Santos, Júlio Ricardo Quevedo dos. O patrimônio cultural em Santo Ângelo/RS: entre o passado da missão jesuítico-indígena e as tensões da Coluna Prestes. Revista Memória em Rede Pelotas, v.11, n.21, Jul./Dez.2019 – ISSN- 2177-4129.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.