O IMPACTO DA COVID-19 E A EDUCAÇÃO EM CIDADES GÊMEAS: SÃO BORJA/BR E SANTO TOMÉ/AR

Visualizações: 250

Autores/as

  • Eva Terezinha Ferreira Jornada Universidade Federal do Pampa
  • Eva Terezinha Ferreira Jornada Universidade Federal do Pampa

Palabras clave:

Educação, Pandemia, Instituições Públicas, Acolhimento, Políticas

Resumen

Este artigo discorre sobre o seguinte tema: O Impacto da Covid-19 e as Políticas Públicas de Educação em Cidades Gêmeas: São Borja/BR e Santo Tomé/AR. Relata-se no decorrer o início do surgimento da pandemia até os dias recentes a fim de deixar-se um registro histórico à posteridade sobre essa discursividade de tempos sombrios. Em relação aos procedimentos metodológicos utilizou-se coleta de dados estatísticos quantitativos, por meio de levantamentos bibliográficos e fontes de marcos legais. São poucas as pesquisas nessa temática, recorte espacial e temporal, porque nas municipalidades santotomeño e são-borjense ainda são escassos os artigos científicos, que versam sobre essa pauta recente. Sabe-se que as municipalidades estão vacinando as pessoas para que possam minimizar e solucionar esse problema de saúde pública. A fim de que os diferentes atores de instituições públicas possam retornar à escola do século XXI com segurança para mediar os conhecimentos teóricos e práticos por meio de uma educação integral, que desenvolva cada discente em sua totalidade com competência cognitiva e emocional, com demandas de políticas públicas, que impliquem em transformação e inovação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eva Terezinha Ferreira Jornada, Universidade Federal do Pampa

Mestranda   em   Políticas   Públicas   pela   UNIPAMPA, campus   São   Borja.    Especialista em Alfabetização e Letramento. Especialista em Imagem, História e Memorias das Missões: Educação para o patrimônio. 

Eva Terezinha Ferreira Jornada, Universidade Federal do Pampa

Mestranda   em   Políticas   Públicas   pela   UNIPAMPA, campus   São   Borja.    Especialista em Alfabetização e Letramento. Especialista em Imagem, História e Memorias das Missões: Educação para o patrimônio. 

Citas

BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto consti-tucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 67/2010, pelo Decreto nº 186/2008 e pala Emenda Constitucional de Revisão nº 1 a 6/94. -Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2011.

BRASIL. PCN: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Na-cionais- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2004.

BRASIL. Lei n.10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 JAN.2001.

CALVET, L. J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.

CALVET, L. J.. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola: IPOL, 2007.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.

CANZA, I; VARGAS, M.A. A autonomia dos municípios brasileiros e o desenvolvimento da integração regional de fronteira. COLÓQUIO – Revista do Desenvolvimento Regional - Faccat - Taquara/RS - Edição Especial II SNDR, jan. 2019.

CHENG, Vincent C.C. et al. Severe acute respiratory syndrome coronavirus as an agent of emerging and reemerging infection. Clinical Microbiology Reviews, v. 20, n. 4, p. 660-694, 2007.

CORDIOLLI, Marcos Antonio. Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil. Curi-tiba: Ibpex, 2011.

COSTA, Margarete Terezinha de Andrade. Formação Docente para a Diversidade. Curitiba, PR:IESDE,2018.

COLVERO, R. B.; SEVERO, M. A construção e a disputa pela hegemonia patrimonial em São Borja (RS): de primeiro dos Sete Povos Missioneiros à terra dos presidentes. Revista Confluências Culturais. v. 5, p. 43, 2016.

DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1985.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.

DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997.

JORNADA, E. F. A Covid e as Demandas Estratégicas de Políticas Públicas Educacionais de Zona Fronteiriça. IN: ALMEIDA, VARGAS; ed. Educação & Transformação Social: (re) unindo práticas de ensino, pesquisa e extensão, Bagé-RS: Faith, 2020, p. 139-163.

KELLERMAN, E. Towards a characterization of the strategy of transfer in second language acquisition, L.S.B., v. 2, n. 1, 1977. p.58-146.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas de administração. 2011. 72f. Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2011.

PINTO, M.; AZEVEDO, D. S.C.; CEOLIN, L. Realidades Socioespaciais na região ribeirinha entre São Borja-Brasil e Santo Tomé-Argentina. v. XVI, n. XVIII, Rio de Janeiro, p.1- 25, 2020.

PINTO, Muriel. “Primeiro dos Sete Povos das Missões” a “Terra dos Presidentes”: Uma Análi-se das Políticas e Representações do Patrimônio na Cidade Natal de Getúlio Vargas. Revista Patrimônio e Memória. v. 6, n. 2, p. 250-275, dez. 2010.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Além das fronteiras. IN: MARTINS, Maria Helena (Org.). Fronteiras culturais: Brasil-Uruguai-Argentina. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002. p.35-39.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-215. 1992.

RANKEL, Luiz Fernando. Profissão Docente. Curitiba, PR:IESDE S/A.,2016.

ROMANOSWSKI, Joana Paulin. Formação e Profissionalização docente. Curitiba: InterSa-beres, 2012.

SECCHI, Leonardo. Análise de Políticas Públicas: Diagnóstico de problemas, recomenda-ções de soluções. São Paulo: Cengage Learning,

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão de literatura. Sociologia. Porto Alegre, v. 8, n. 16, jul. -dez. 2006.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: Questões Temáticas e de Pesquisas, Caderno CRH 39: 11-24, 2003 PASSERON, Jean-Claude. 1991. Le Raisonnement Sociologique. Lespace Non-Popperien du Raisonnement Naturel. Paris: Nathan.

SCHERER JUNIOR, Charles; CHIAPPINI, Carolina G. Fronteiras Culturais: algumas consi-derações sobre o tema. Revista Eletrônica CELPCYRO, Porto Alegre, 2011.

STURZA, Eliana. R. Línguas de Fronteira e Política de Línguas. Uma História das Idéias Linguísticas. 2006. Tese (Doutorado em Linguística) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

VASCONCELOS, José Antonio. Metodologia do ensino de história. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Publicado

2021-12-17

Cómo citar

Terezinha Ferreira Jornada, E. ., & Terezinha Ferreira Jornada, E. . (2021). O IMPACTO DA COVID-19 E A EDUCAÇÃO EM CIDADES GÊMEAS: SÃO BORJA/BR E SANTO TOMÉ/AR. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 3(5), 99–123. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/267

Artículos similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.