DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1514Palabras clave:
Deficiência Visual, Cegueira Adquirida, Sala de Recursos, ReabilitaçãoResumen
Este artigo tem como principal objetivo melhor compreender as percepções dos alunos com cegueira adquirida, diante do processo de reabilitação junto à Sala de Recursos de Deficiência Visual do Centro de Atenção à Inclusão Social – CAIS, no Munícipio de Diadema - S.P. O estudo foi realizado com 5 (cinco) alunos, todos adultos em diferentes faixas etárias, mediante a aplicação de uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevistas individuais semiestruturadas. A finalidade do estudo foi planejar, a partir da análise das percepções dos alunos, melhorias na condução do processo de ensino-aprendizagem com vistas à reabilitação, e também na vivência no Centro, de forma a trabalhar a autoestima dos alunos. Os resultados indicam que o principal aspecto ou a principal busca da pessoa com cegueira adquirida no seu processo de reabilitação é a reinserção social, sendo que a aquisição da leitura e da escrita assim como a orientação e mobilidade são os principais meios ou as principais ferramentas que o educador pode utilizar para contribuir nesse processo de reinserção. Além dos métodos ou do processo de reabilitação em si, ficou demonstrado pela pesquisa aplicada e, sobremaneira, pelas observações realizadas, que a questão psicológica é a principal questão ou a principal barreira a ser superada, sendo necessário uma atenção especial por parte do educador.
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