O RETORNO DA MULHER À SALA DE AULA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS/PERSPECTIVAS

Visualizações: 921

Autores/as

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos; Gênero; Prática de Ensino; Formação de Professores.

Resumen

O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida com mulheres estudantes da turma EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardo Lemke do município de Nova Hartz/RS. Com o objetivo principal de compreender os desafios e motivações que permeiam o retorno da mulher na Educação de Jovens Adultos, bem como, o impacto que a educação gera na vida das  mulheres que buscam esse tipo de ensino, a pesquisa seguiu duas vertentes de estudo, uma destinada à compreensão dos fatores que levaram as mulheres a voltarem para a sala de aula e a outra focou nas práticas docentes, com a intenção de  compreender se as mesmas estão de acordo com as reais necessidades desta mulher. Desta forma, a pesquisa trouxe contribuições e reflexões importantes acerca de ações e atitudes que podem colaborar com o processo de aprendizagem destas alunas, ao passo que, também reflexões importantes surgiram sobre a contribuição sociocultural da EJA na vida das estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Lucia Scherer, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga.

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Dra. em Educação, Socióloga e Pedagoga, Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG e Professora no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-ICHI/FURG, na Linha de Pesquisa Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem. Atua como docente nas modalidades presencial e a distância e na Pós-Graduação Stricto Sensu - nas Licenciaturas em Pedagogia e Geografia presenciais; na modalidade a distância, atua ou já atuou nas Licenciaturas em Pedagogia, História e Física e no Bacharelado em Biblioteconomia. Foi docente e gestora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), e docente na Educação Profissional de níveis Técnico e Tecnológico. Coordena o Curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na FURG, é membro do Conselho Universitário - CONSUN, da Comissão Própria de Avaliação - CPA / FURG e membro Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD / FURG. É integrante dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA Educação e Memória da FURG e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais da UFPEL. Membro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas/RIAPEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da educação, educação superior, ensino de história, memória e educação a distância.

Citas

AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia- noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20234-mulher-estuda-mais-trabalha-mais- e-ganha-menos-do-que-o-homem Acesso em 10 de mar./2021.

ALMEIDA, Jane Soares de. Ler as letras: por que educar meninas e mulheres. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, Campinas (SP): Autores Associados, 2007.

ARBACHE, Ana Paula Bastos. A formação do educador de pessoas jovens e adultas numa perspectiva multicultural crítica. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. Papel Virtual Editora, 2001.

ARROYO, Miguel. Educação de jovens adultos: um campo de direitos e de responsabilidade Pública. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris, MACHADO, Veruska Ribeiro e CASTANHEIRA, Salete Flôres. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

CARVALHO, Alexandra, BASTOS, Ludimila. Um olhar sobre a educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: PEMJA, COLTEC, UFMG: 2004.

CARVALHO, Maria Eulina P. de; RABAY, Glória. Gênero e educação superior: apontamentos sobre o tema. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2013.

COSTA, Elisabete; ÁLVARES, Sonia Carbonell; BARRETO, Vera. Alunos e Alunas da EJA. Trabalho com educação de jovens e adultos. Brasília, 2006.

COSTA, Messias. A Educação nas Constituições do Brasil: dados e direções. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

CUNHA, Conceição da. Introdução – discutindo conceitos básicos. In: SEED-MEC Salto para o futuro - Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 1999.

FÁVERO, Osmar (org.) Cultura Popular, Educação Popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

FERREIRA, A. T. Ler e escrever também é uma questão de gênero. In T. LEAL (Ed.), Desafios da educação de jovens e adultos: Construindo práticas de alfabetização. Belo Horizonte, Autêntica, 2007, p. 71-88.

FIUZA, Adriane dos Santos. Gênero na Educação de Jovens e Adultos, um desafio para a gestão escolar. Sapiranga: UFSM, 2013.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. 3ed. São Paulo: Centauro,1980.

______________. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

______________. A educação é um quefazer neutro? In: GADOTTI, Moacir, História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002, p.254.

FRIEDRICH et.al. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: avaliação das políticaspúblicas educacionais. Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./jun. 2010. GONÇALVES, R. C. P. Processos pedagógicos para permanência e êxito. Florianópolis: IFSC, 2014.

LOPES, Selva Paraguassu , SOUSA, Luzia Silva. EJA: Uma Educação Possível ou mera utopia? Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), 2005.

LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. 2ed. Petrópolis: Vozes/CNTE, 1998.

_______________. Corpo, escola e identidade. Educaçao & Realidade, v.25, n.2, p.59-75, 2000.

MACHADO, Maria Margarida. Formação de professores para EJA Uma perspectiva de mudança. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 161-174, jan./dez. 2008.

MENEZES, C. S. A participação feminina em turmas da educação de jovens e adultos. V Colóquio Internacional Paulo Freire, Recife, 19 a 22-setembro, 2005. Disponível em: http://paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais. Acesso em 01 jan./2013.

PORTAL MEC. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em 24 de fev./2021.

RIEGER, M. JESUS, I. A. Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola. Revista Eventos Pedagógicos, v.2, n.2, p. 161–170, ago.-dez./2011.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero e Patriarcado. São Paulo: PUC-SP, 1999.

SANTOS, ALZIRA APARECIDA DIOGO ALVAREZ DOS. Mulheres na educaçao de jovens e adultos: Relatos de um retorno. Monografia Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF, 2014.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. v. 2, n. 20, p. 71- 99. 1995

SOARES, Leôncio José Gomes; GIOVANETTI, Maria Amélia.GOMES, Nilma Lino. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.

SOUZA, ANDRESSA OLIVEIRA DE. A mulher aluna da EJA: Caminhos e Perspectivas no retorno à escola. Universidade Federal de Rondônia- UNIR – 2019. STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 49-59, jun./2010.

VALLE, M. C. A. A leitura literária de mulheres na EJA. Belo Horizonte FaculdadedeEducação da UFMG 2010. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS- 8SKQDF/1/a_leitura_literaria_de_mulheres_na_eja.pdf Acesso em 26 ago./2020.

VIGANO, Samira de Moraes; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A Educação de jovens e adultos como um espaço de empoderamento das mulheres. EJA em Debate, Periódisoc IFSC, 2016.

Publicado

2021-09-03

Cómo citar

Scherer, A. L., & Grecco dos Santos, R. de C. (2021). O RETORNO DA MULHER À SALA DE AULA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS/PERSPECTIVAS. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 3(3), 37–51. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/151

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.