JUVENTUDE E DIREITO DAS MULHERES

UM PROJETO DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

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Autores/as

  • Amanda Gomes Pereira Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-7174-3843
  • Tatiana Colasante Universidade Estadual do Paraná Campo Mourão https://orcid.org/0000-0001-6953-245X
  • Gabrielly Luísa Lima Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Lucas Oliveira dos Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1357

Palabras clave:

Direitos das Mulheres, Escolas Públicas, Santana do Maranhão, Violência contra a Mulher

Resumen

Este trabalho tem como proposta apresentar as ações de um projeto de ensino, realizado em parceria com a Secretaria da Mulher do município de Santana do Maranhão/MA, cujo objetivo é promover oficinas, em escolas públicas municipais, sobre os tipos de violência contra a mulher, ampliando o escopo de conhecimento das adolescentes e jovens sobre relacionamentos abusivos e outras formas de violência. A cidade de Santana do Maranhão, inserida na Região do Baixo Parnaíba Maranhense, com dificuldade de acesso a uma rede de serviços de apoio à mulher vítima de violência – dentre eles, a falta de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e de uma Defensoria Pública – torna vulneráveis mulheres que vivenciam essa realidade em seus cotidianos, contribuindo para a subnotificação dos casos. Assim, tendo em vista esse contexto, a Secretaria da Mulher, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, vem realizando campanhas e ações desde agosto de 2022. Desse diálogo próximo entre a universidade e a gestão municipal, surgiu a ideia de propor um projeto de ensino voltado para as escolas, com objetivo de combater esse tipo de violência e difundir conhecimentos acerca  dos direitos das mulheres através da educação, além de capacitar professores para lidarem com questões de gênero e sexualidade de forma sensível e respeitosa, por meio da conscientização e educação das/dos estudantes, a partir de palestras, filmes, discussões em sala de aula e atos públicos. As oficinas visam criar um ambiente educacional inclusivo, pautado pela igualdade de gênero, nos Direitos Fundamentais da Pessoa humana, combatendo toda e qualquer forma de violência, baseada em uma educação engajada no processo de construção de uma sociedade menos desigual, inserida em um mundo pluridiverso.

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Biografía del autor/a

Amanda Gomes Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Docente de Sociologia Centro de Ciências de São Bernardo CCSB/UFMA. Doutora em Ciências Sociais PPCIS/UERJ.

Tatiana Colasante, Universidade Estadual do Paraná Campo Mourão

Docente de Turismo da Universidade Estadual do Paraná Campo Mourão/ UNESPAR. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, campus Presidente Prudente.

Gabrielly Luísa Lima Silva, Universidade Federal do Maranhão

Licencianda em Ciências Humanas/Sociologia CCSB/UFMA.

Lucas Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em Ciências Humanas/ Sociologia CCSB/UFMA.

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Publicado

2024-07-18

Cómo citar

Pereira, A. G., Colasante, T., Silva, G. L. L., & Santos, L. O. dos. (2024). JUVENTUDE E DIREITO DAS MULHERES: UM PROJETO DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL . Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–17. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1357

Número

Sección

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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