EDUCAÇÃO INTEGRAL
PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Visualizações: 379DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1092Palabras clave:
Educación Integral, Escuela, Tiempo integral, LeyesResumen
Este trabalho aborda e discute conceitos fundamentais para a compreensão do debate sobre Educação Integral no cenário educacional atual, bem como a legislação que a orienta. Adicionalmente, discutiu-se o Programa Escola em Tempo Integral como uma política promotora da educação integral, abordando o seu contexto, bem como o debate relacionado à sua implantação e ao cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Logo, entendemos a importância assumida pelo programa como estratégia indutora da Educação Integral no Brasil, garantindo, através dos seus 5 eixos, a qualidade e a equidade na oferta do tempo integral. É lamentável a constante descontinuidade que assola a Educação Integral no Brasil, porém, estamos esperançosos que o novo programa possa trazer uma formação equânime e possível aos estudantes brasileiros.
Descargas
Citas
BRANCO, Veronica. Desafios para a implantação da Educação Integral: análise das experiências desenvolvidas na região sul do Brasil. Educar em Revista. Curitiba, n. 45, p. 111-123, jul./set., 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n45/08.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf>. Acesso em: 6 dez. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Escola em Tempo Integral. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral>. Acesso em: 20 dez. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação – PNE. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne>. Acesso em: 20 dez. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 6 dez. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 20 dez. 2023.
BRASIL. Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023. Institui o Programa Escola em Tempo Integral; e altera a Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e a Lei nº 14.172, de 10 de junho de 2021. Brasília, DF, 2023. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14640.htm>. Acesso em: 01 dez. 2023.
GONÇALVES, Antonio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, v. 1, n. 6, 2006, p.129-135. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/136>. Acesso em: 12 nov. 2023.
MOLL, Jaqueline. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direitos a outros tempos e espaços educacionais. Porto Alegre, RS: Penso, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.