REPRESENTAÇÕES DO IMAGINÁRIO LENDÁRIO AMAZÔNICO, ATRAVÉS DA ARTE, NA ESCOLA ESTADUAL NAZIRA LITAIFF MORIZ
Visualizações: 244Keywords:
Imaginário Amazônico; Produção Artística; Valorização Cultural.Abstract
O presente texto refere-se ao projeto de ensino aplicado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, aos alunos do 8° ano do ensino fundamental, do turno vespertino da Escola Estadual Profa. Nazira Litaiff Moriz, localizada em Tefé/Amazonas. O texto ora apresentado pretende evidenciar as representações do imaginário lendário, por intermédio do potencial artístico dos discentes. No trabalho realizado, a temática versa sobre as representações do imaginário lendário amazônico e o objetivo geral consistiu em desenvolver o potencial artístico dos estudantes, por meio de atividades artísticas e pedagógicas que primaram pela valorização cultural dos povos da Amazônia. Para tanto, concebeu-se a arte amazônica como legítima, a fim de romper com o discurso cultural hegemônico e considerou-se a diversidade dos saberes e a pluralidade cultural que esta imensa região agrega relacionadas, sobretudo à arte e à representação do imaginário amazônico. Na trilha metodológica, os bolsistas fizeram o estudo teórico, com autores como: Ferreira (2001), Bueno (2002), Loureiro (2015), entre outros e, posteriormente, selecionaram as lendas pertinentes à cultura local, juntamente com os discentes. Após a socialização dos textos, discutiu-se em sala de aula acerca da relevância da literatura regional e foram realizadas atividades pedagógicas como sequências didáticas de leituras, além da oficina artística e da exposição de arte amazônica. Como principais resultados, inferimos que o trabalho possibilitou o desenvolvimento do potencial artístico e o protagonismo dos discentes, além de promover a valorização da cultura local.
Downloads
References
AMORA, Antônio Soares. Introdução à Teoria da Literatura. 16. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
BUENO, Magali. O Imaginário Brasileiro sobre a Amazônia: uma leitura por meio dos discursos dos viajantes, do Estado, dos livros didáticos de Geografia e da mídia impressa. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, 2002.
BRASIL/Ministério da Educação/MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais / Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
CACAU, Renara Auanário; MORIZ SCHWAMBORN, Núbia Litaiff; FONSECA, Thaila Bastos da. Desenvolvendo a arte pan-amazônica, através do PIBID, na Escola Estadual São José. In: Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade do Estado do Amazonas - UEA: Manaus: Escola Normal Superior: nov. 2019.
CANO, Flores Milagros. Investigación participativa: inícios y desarrollos. Xalapa: Nueva, 2003.
FERREIRA, Sueli. O ensino das artes: construindo caminhos. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001.
FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA. A arte no Amazonas. Concultura: Manaus, 2016.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Uma poética do imaginário. 5. ed. Manaus: Valer, 2015.
MORAES, Péricles. Os intérpretes da Amazônia. Manaus: Valer/Governo do Estado do Amazonas, 2001.
MORIZ, Núbia Litaiff. Literatura Amazonense: reflexões no processo de ensino e aprendizagem do ensino médio das escolas estaduais de Tefé/AM. 2012. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação (Masterado en Ciencias de la Educación). Universidad San Carlos. Asunción/PY. Disponível no acervo bibliotecário do CEST/UEA. Tefé/AM, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.