VISÃO DISCENTE
OLHAR A PARTIR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO
Visualizações: 195DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.818Keywords:
Dificuldades de aprendizagem, Matemática, Material ManipulávelAbstract
Este artigo apresenta as percepções de alunos do Ensino Médio envolvendo as aprendizagens de Matemática. As informações coletadas foram através de um questionário aplicado em duas turmas, totalizando 45 alunos. Todos foram convidados a participar, porém nem todos se dispuseram a respondê-lo. Perante as dificuldades apresentadas por eles nesta etapa da Educação Básica, assim como os índices oficiais que comprovam que existem realmente defasagens em alguns conteúdos do componente que afetam o ensino e consequentemente a aprendizagem causando uma desmotivação podendo levar ao abandono escolar, por esta razão e após a análise das respostas dos alunos resolveu-se realizar uma intervenção pedagógica com os professores que atuam no Ensino Médio da escola acompanhada para minimizar o distanciamento desta ciência e fortalecer o vínculo aluno/professor/Matemática, tornando o ambiente de sala de aula agradável e mais respeitoso promovendo uma aprendizagem significativa além de contribuir para fortalecer e intensificar prática pedagógica do professor de Matemática.
Downloads
References
BELEI, Renata Aparecida et al. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPEL. Pelotas, v. 30, p. 187-199, 2008.
BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados. Acesso em: 29 jul. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#estrutura. Acesso em: 02 ago. 2023.
BRASIL. Resolução CNE nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 25 jul. 2023.
BRASIL. Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei nº 13.146. 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2015/lei-13146-6-julho-2015-781174-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.
BRUM, Elciete de Campos Moraes; VIEIRA, Mauricio Aires; FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão. Competências do Componente e a Formação do Professor que Ensina Matemática. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 9, n. 3, p. 176-189, mar. 2023a. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8747
BRUM, Elciete de Campos Moraes; VIEIRA, Mauricio Aires; FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão. Aprendizagem Significativa em Matemática por meio da Utilização de Materiais Concretos no Ensino Médio: Um Ensaio em Construção. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 9, n. 3, p. 365-380, mar. 2023b. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8794
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. 16. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
FIORENTINI, Dário. LORENZATO, Sergio. Investigação em educação Matemática: percursos teóricos e metodológico. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FOCO ESCOLA. Plataforma Foco Escola. Disponível em https://focoescola.com.br/painel/escolas/43017517/ciclos/3/fluxo. Acesso em 06 jun. 2023.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LORENZATO, Sergio (Org.). O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
MARTINELLI, Líliam Maria Born; MARTINELLI, Paulo. Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental. Curitiba: InterSaberes, 2016.
MASINI, Elcie F. Salzano; MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa na escola. Curitiba, PR: CRV, 2017. DOI: https://doi.org/10.24824/978854441981.6
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2011.
NETO, Ernesto Rosa. Didática da Matemática. 11. ed. São Paulo: Editora Ática, 2012.
NEVES, Regina da Silva Pina; DÖRR, Raquel Carneiro (Org.). Formação de Professores de Matemática: desafios e perspectivas. Curitiba: Appris, 2019.
PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. O professor de Matemática e sua formação: a busca da identidade profissional. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.). A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 89-112.
RIO GRANDE DO SUL. Plataforma Caed. Avaliar é Tri RS. Disponível em: https://avaliacaoemonitoramentoriograndedosul.caeddigital.net. Acesso restrito a informações. Acesso em: 12 ago. 2023.
SAVATER, Fernando. O valor de educar. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SCHWARTZ, Suzana et al. Estratégias para o trabalho com textos na universidade. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e790986209-e790986209, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/6209/6132. Acesso em: 03 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6209
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2
THURLER, Monica Gather. O desenvolvimento profissional dos professores: novos paradigmas, novas práticas. In: PERRENOUD, Philippe et al. As Competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da Avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Os caminhos da Didática e sua relação com a formação de professores de Matemática. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.). A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 89-112.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.