O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES
A PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRAUDAÇÃO EM EDUCAÇÃO UCS (2008-2023)
Visualizações: 277DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.726Keywords:
História da Educação; Instituições escolares; grupos escolaresAbstract
O estudo analisa a produção de pesquisas no campo da História da Educação, no eixo das instituições escolares, de ensino primário e de formação de professores, produzidos no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O levantamento foi realizado no repositório institucional a partir da leitura dos títulos, palavras-chaves e resumos, valendo-se da metodologia de análise documental. A partir de então, foram localizados 19 estudos, realizados em nível de mestrado e doutorado, defendidos entre os anos de 2013 e 2022, bem como que as pesquisas abordam a história das instituições desenvolvidas, especialmente, a partir da História Cultural.
Downloads
References
ABREU, Elise Testolin de. O jardim de infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer de Caxias do Sul/RS (1946-1956). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021.
BELUSSO, Gisele. Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS: histórias de sujeitos e práticas (1922-1954). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016.
BELUSSO, Gisele; SILVEIRA, João Paulo Borges: KLOSS, Caroline. Presentificando os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul: balanço da produção científica e do perfil dos egressos. In. SOARES, Eliana Maria do Sacramento; LUCHESE, Terciane Ângela (Org). Pesquisar a educação: olhares investigativos para tecnologias, inclusão, linguagens e história da educação. 1 ed. Caxias do Sul: Educs, 2018, v.1, p. 33-47.
FERNANDES, Cassiane Curtarelli. Uma história do Grupo Escolar Farroupilha: sujeitos e práticas escolares (Farroupilha/RS, 1927 – 1949). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.
FERNANDES, Cassiane Curtarelli. História dos grupos escolares em Garibaldi e Farroupilha: matizes de práticas pedagógicas e escolares (Rio Grande do Sul, 1926-1949). Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
GATTI JÚNIOR, Décio; GATTI, Giseli Cristina do Vale. A História das Instituições Escolares em Revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos da investigação recente. Educativa, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 327-359, jul./dez. 2015.
GIACOMONI, Cristian. A educação física no ensino primário: memórias de professoras e alunos da Escola Giuseppe Garibaldi - Caxias do Sul/RS (1974-1989). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.
GIACOMONI, Cristian. Histórias e memórias do ensino de educação física nas escolas normais Duque de Caxias e São José de Caxias do Sul/RS (1947-1961). Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021.
GIACOMONI, Cristian; SOUZA, José Edimar de. Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento”. Horizontes, 41(1), 2023. e023006. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1346 DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1346
LAZZARON, Vanessa. História do Colégio do Carmo de Caxias do Sul/RS: práticas pedagógicas e rotinas escolares (1908-1933). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.
LIMA, Gisele Alves. Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.
MATIELLO, Marina. História do Colégio Regina Coeli: de escola confessional à comunitária (Veranópolis/RS, 1948, 1980). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.
MELLO, Mariane Fruet de. Memórias de escolarização na perspectiva da escola étnica paroquial em Kronenthal/ Vale Real - RS (1933-1965). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2020.
NOSELLA, Paollo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013.
NUNES, Clarice. Articulação teórico-empírica na pesquisa histórica: notas de estudo. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto – MEC/ Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Seminário História da Educação Brasileira: a ótica dos pesquisadores. Belo Horizonte, 17 a 20 de maio de 1994. Série Documental Eventos. Brasília, 1995. p. 54-67
OLIVEIRA, Mariana Lisbôa. Grupo Escolar Padre Efrem: culturas e práticas (Vacaria/RS - 1922-1950). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2022.
PAZ, Valéria Alves. História do Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, RS (1937-1945). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.
PEDRI, Elen Lemaire. Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021.
PILETTI, Fernanda. Memórias de escolarização no meio rural de Farroupilha: o grupo escolar Jansen (1937-1958). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.
PINHEIRO, Rafael de Souza. Processos de escolarização em Flores da Cunha/RS: o grupo escolar Frei Caneca (1925-1940). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021.
POLETTO, Julia Tomedi. Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956-1972): processo identitário e cultura escolar compondo uma história. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2014.
SANTOS, Deise da Silva. Memórias e práticas do ensino de música no Grupo Escolar Farroupilha/RS (1938-1945). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.
SANTOS, Ademir Valdir dos; VECHIA, Ariclê. As escolas que construímos: a história de instituições escolares na Revista Brasileira de História da Educação. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP: Sbhe, v. 19, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v19i0.47235
SILVA, Francisca Simere Gomes Leocádio Figueirêdo. Histórias e memórias do Grupo Escolar Padre Cícero de Juazeiro do Norte - Ceará (1927-1939). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2022.
SOUZA, José Edimar de. O ensino em Novo Hamburgo/RS nas memórias de professores. Caxias do Sul: EDUCS, 2020.
TONIETTO, Roberta Angela. Memórias de egressas da Escola Normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS-1949/1951): formação de professores para a prática da higiene. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.