ENTRELAÇANDO HISTÓRIAS, TECENDO MEMÓRIAS A PARTIR DE OBJETOS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR
Visualizações: 210DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.714Keywords:
Cultura materialAbstract
Este ensaio insere-se na área da História da Educação, especificamente na História das Instituições Escolares, que se constitui em fértil campo de investigações nas últimas décadas. Buscou-se elementos da cultura material escolar de uma instituição de ensino localizada na cidade de Caxias, estado do Maranhão. O Colégio São José é uma escola confessional e filantrópica, que compõe a Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas no Brasil. Como percurso metodológico adotou-se a pesquisa documental, a partir de registros fotográficos do acervo material da instituição de ensino. O corpus documental da pesquisa foi analisado segundo pressupostos teórico-metodológico da vertente da História Cultural, que se manifesta plural em seus objetos, fontes e abordagens. A pesquisa evidenciou os usos dos objetos utilizados na escola, conferindo-lhe contornos dos modos de organização e das dinâmicas da escola.
Palavras-chave: Instituições escolares; História; Cultura material.
Downloads
References
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Diário de campo: a antropologia como alegoria. São Paulo: Brasiliense, 1982.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Difel, 2001.
EVELINA GRUNBERG. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, 2007.
GATTI JÚNIOR, Décio; GISELI CRISTINA DO VALE, Gatti. A história das instituições escolares em revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos da investigação recente. Revista Educativa, Goiânia, v. 18, n. 2, p.327-359, jul./dez. 2015.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HELENA PALMA. Os materiais didáticos utilizados no processo de ensino aprendizagem de conteúdos matemáticos na escola primária (séculos XIX-XX). In: MARIA JOÃO MOGARRO. (Coord). Educação e Património Cultural: escolas, objetos e práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, p.130-157, 2013.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, p.9-43, jan/jun. 2001.
LIMA, Albert. História do Colégio São José. Timon: Grafiset, 1997.
LÔBO, Libâneo da Costa. Quinteto. Rio de Janeiro: Grafset, 2003.
MAGALHÃES, Justino. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História. São Paulo, n. 10, dez. 1993, pp. 7-28.
NOSELLA, Paolo; ESTER BUFFA. As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. EccoS Revista Científica, vol. 7, núm. 2, julho-dezembro, 2005, pp. 351-368. Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.421
NOSELLA, Paolo; ESTER BUFFA. Instituições escolares: por que e como pesquisar. 2. ed. Campinas/SP: Alínea, 2013.
ROSA DE FÁTIMA SOUZA. História da cultura material escolar. In: BENCOSTTA, Marcus Levy Albino (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de la educación e historia cultural. In: Revista Brasileira de Educação. ANPED, n. 0, p. 63-82, Set-Dez/1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.