NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA
UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE
Visualizações: 881DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.689Keywords:
Ensino Remoto, Pandemia de covid-19, Mídias Digitais; Pandemia; Ensino Remoto; Professores; Tecnologias, PesquisaAbstract
O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica do tipo narrativa a fim de identificar temas e nuances relacionados ao ensino online antes e depois da pandemia de Covid 19. Para tanto, foram selecionados 17 artigos publicados na Revista Brasileira de Educação (RBE), por sua vinculação com a ANPEd, um dos mais importantes representantes do cenário acadêmico e das pesquisas sobre educação. A triagem compreendeu o início de 2020 ao início de 2023 e incluiu trabalhos que abordassem o uso de tecnologias de comunicação e informação em contexto educacionais relacionados ou não com a pandemia de Covid-19, podendo ser estudos de revisão, estudos empíricos e disponíveis na íntegra para leitura. Os critérios de exclusão foram: aplicação de tecnologias de comunicação e informação em contextos não educacionais ou não voltados para a avaliação da tecnologia para o desenvolvimento pedagógico de professores ou alunos, estudos focados em grupos com transtornos de aprendizagem específicos e trabalhos que não estivessem disponíveis integralmente para leitura. Os resultados da análise destacam, entre outros, os seguintes pontos: o conectivismo ganha relevância na reconfiguração das redes de ensino e aprendizagem, a pandemia reforçou uma "desterritorialização do ensino" que já vinha em curso devido ao avanço da internet, há uma demanda urgente para se adotar abordagens adequadas para lidar com a vasta quantidade de informações disponíveis. As percepções de estudantes e professores sobre diferentes modalidades de ensino durante a pandemia não são propriamente otimistas mas, ainda assim, a maioria acredita que a modalidade híbrida será a mais utilizada no ensino superior no futuro. Por fim, há um movimento de “desescolarização” impulsionado pela tecnologia, com ênfase na aprendizagem contínua e na transferência do poder institucional da escola para o indivíduo, movimento esse influenciado por políticas neoliberais que pressionam por uma transformação do sistema educacional tradicional.
Downloads
References
BRUSCATO, Amanda Maraschin; BAPTISTA, Jorge. Modalidades de ensino nas universidades brasileiras e portuguesas: um estudo de caso sobre a percepção de alunos e professores em tempos de covid-19. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260035, p. 1-25, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260035. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260035
BRUNER, Jerome. Cultura da Educação. Lisboa: Edições 70, 1996.
BUCKINGHAM, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, dez. 2010.
CRISTÓVÃO, Ana Maria; VERDASCA, José Lopes; RAMOS, José Luís; REBELO, Hugo. Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem gulbenkian xxi. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270039, p. 1-26, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270039. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270039
FARIAS, Bruno da Mata; CAZETTA, Valéria. Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260044, p. 1-27, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260044. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260044
FERNÁNDEZ, Antonio Hernández; VALDIVIESO, Karina Elizabeth Delgado; CAMARGO, Cláudia de Barros. Los condicionantes sociales, interculturales y personales que interfieren en educación inclusiva en tiempos de COVID-19. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, n. 74, p. 1-18, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270074. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270074
FERNÁNDEZ, Simón Peña; URETA, Ainara Larrondo; AYERDI, Koldobika Meso; DASILVA, Jesús Ángel Pérez. Aprendizaje colaborativo en grupos virtuales internacionales: creación de reportajes multimedia. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260032, p. 1-16, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260032. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260032
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FUZA, ngela Francine; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 25, e250009, p. 1-26, jan. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019250009. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250009
GREEN, Hannah; HANNON, Celia. Their space – Education for a digital generation. Londres: Demos, 2007.
HELOISA CRISTALDO, (Brasília). Agência Brasil. Censo Escolar: mais de 650 mil crianças saíram da escola em três anos. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-01/censo-escolar-mais-de-650-mil-criancas-sairam-da-escola-em-tres-anos. Acesso em: 10 jan. 2023.
IORIO, Juliana Chatti; SILVA, Adélia Verônica. Mobilidade em tempos de imobilidade: estudantes internacionais em Portugal durante a pandemia da covid-19. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270096, p. 1-19, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270096. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270096
MACHADO, Giovanni Bohm; MACHADO, Juliana Aquino; WIVES, Leandro Krug; SILVA, Gilberto Ferreira da. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260048, p. 1-18, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260048. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260048
MELO NETO, José Augusto de; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. Programa de inovação educação conectada: a nova política nacional para o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas no Amazonas. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270084, p. 1-25, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270084. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270085
ORTIZ, Jaime Andrés Torres; CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. Aspectos pedagógicos del conectivismo y su relación con redes sociales y ecologías del aprendizaje. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 25, e250026, p. 1-22, fev. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250026. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250026
PEREIRA, Talita Vidal. Ensino remoto não é “ensino”? Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 28, e280017, p. 1-17, jan. 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782023280017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280018
PONCE, Hugo Heredia; OLIVA, Manuel Francisco Romero; GONZÁLEZ, Carlos Gil. Las tecnologías aplicadas a la educación: el uso del booktuber para el desarrollo de la expresión oral. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270057, p. 1-25, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270057. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270057
RAMOS, Daniela Karine; VIEIRA, Rui Marques. Repercussões das tecnologias digitais sobre o desempenho de atenção: em busca de evidências científicas. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 25, e250048, p. 1-16, abr. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250048. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250048
RAVALLEC, Carmen Teresa Gabriel Le; CASTRO, Marcela de Moraes. Ensino remoto como uma alternativa obrigatória: escola pública sob ameaça?. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270108, p. 1-24, fev. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270108. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270108
SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. Educação: tecnologias, cultura hacker e ensino de artes. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260001, p. 1-15, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260001. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260001
SANTOS, Rodrigo Otávio dos; RUDNIK, Raquel Machado Lopes. Instagram e a educação: algumas considerações. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270099, p. 1-24, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270099. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270100
SILVA, Wagner Rodrigues; CAMPOS, Leonilde. Empoderamento profissional de alfabetizadoras em sessões virtuais colaborativas. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270114, p. 1-25, fev. 2022. FapUNIFESP (SciELO). DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270114
SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de; CERIGATTO, Mariana Pícaro. Mídia-educação no Ensino Médio: por que e como fazer. Educar em Revista, Curitiba, n. 44, p. 235-254, abr./jun. 2012. UNESP (São Paulo). Biblioteca Prof. Paulo de Carvalho Mattos (org.). Tipos de revisão de literatura. Botucatu: Unesp, 2015. 19 p. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000200015
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.