VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO FILME MOANA
UMA ANÁLISE DO SIMBOLISMO PRESENTE NESTA ANIMAÇÃO INFANTIL
Visualizações: 521DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.587Keywords:
Cultura Visual, Patriarcado, ViolênciaAbstract
Considerando a influência que os filmes exercem sobre costumes e hábitos, os quais podem interferir no comportamento de meninos e meninas, buscou-se analisar o filme Moana, visto como uma das melhores animações dirigidas ao público infantil, igualmente utilizado nas escolas. Isto posto, essa pesquisa teve como objetivos: descrever cenas do filme; identificar, interpretar e refletir sobre os elementos que caracterizam a violência de gênero presente no enredo. A despeito da metodologia, optou-se pelo emprego do método PROVOQUE, voltado para questionar, refletir e discutir imagens. A pesquisa apontou que o filme sustenta comportamentos voltados à insubmissão das mulheres perante os homens, à cultura do corpo ideal, à heteronormatividade, à prática do bullying e ao feminicídio contraposto por cenas de incentivo ao empoderamento das mulheres. Diante disto, faz-se de suma importância direcionar o olhar docente para o uso de filmes infantis em face ao efetivo combate à violência de gênero.
Downloads
References
BALISCEI, João Paulo. PROVOQUE - problematizando visualidades e questionando
estereótipos: leitura de imagens fundamentada nos estudos da cultura visual. Educar em
Revista, Curitiba, v. 35, n. 77, p. 283-298, set./out. 2019. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.67867
https://www.scielo.br/j/er/a/XwkQ9L8TwZVKzqJbYN9kywv/?lang=pt&format=pdf Acesso
em: 14 jan. 2023.
BRASIL. Lei n° 12.318 de 26 de agosto de 2010. Dispõe sobre alienação parental.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12318.htm .
Acesso em: 14 jan. 2023.
BRASIL. Lei n° 13.104 de 9 de março de 2015. Prevê o feminicídio como circunstância
qualificadora do crime de homicídio. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13104.htm . Acesso em: 14 jan.
BRASIL. Lei n° 14.164 de 10 de junho de 2021. Inclui conteúdo sobre a prevenção da
violência contra a mulher nos currículos da educação básica e institui a semana escolar de
combate à violência contra a mulher. Disponível em:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.164-de-10-de-junho-de-2021-325357131 .
Acesso em: 14 jan. 2023.
COSTA, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales. Cinema e formação cultural: os processos
significativos e a experiência do sujeito-espectador na construção do conhecimento pelas
imagens e sons. Linha Mestra, n. 36, p. 361-365, set.dez. 2018. Disponível em:
https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/128/137 Acesso em: 14 jan. 2023.
FÓRUM brasileiro de segurança pública. Anuário brasileiro de segurança pública, São Paulo,
Seepix D’lippi, 2020.
INSTITUTO MARIA DA PENHA. Ciclo da violência. Recife, IMP, 2009. Disponível em:
https://www.institutomariadapenha.org.br/violencia-domestica/ciclo-da-violencia.html.
Acesso em: 14 jan. 2023.
FERREIRA, Alvarez; ENCARNACION, Agripina. Dicionário de imagens, símbolos, mitos,
termos e conceitos Bachelardianos [livro eletrônico]. Londrina: Eduel, 2013. Disponível em:
https://www.uel.br/editora/portal/pages/arquivos/dicionario%20de%20imagem_digital.pdf
Acesso em: 14 jan. 2023.
JAMES, Alison; JENKS, Chris; PROUT, Alan. O corpo e a infância. In: KOHAN, W. O.;
KENNEDY, D. Filosofia e Infância: possibilidades de um encontro. 2 ed., Petrópolis: Vozes,
p. 207-238.
LARAIA, Roque de Barros. Jardim do éden revisitado. Revista Antropologia da USP, São
Paulo, v. 40, v. 1, p. 149-164, set. 1997. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-77011997000100005
https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27065/28837 Acesso em: 14 jan. 2023
MOANA, um mar de aventuras. Direção: Ron Clements e John Musker. Produção: Osnat
Shurer. Local: Estados Unidos, Walt Disney Animations Studios, 2016.
NUNES, Luciana Borre. Cultura visual: travessias, provisoriedades e encontros em processos
de ensinar e aprender. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs). Educação da
Cultura visual: aprender ... pesquisar ... ensinar. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015, p.111- 132.
SABO, Donald. O estudo crítico das masculinidades. In: ADELMAN, M.; SILVESTRIN, C.
B. (org.). Coletânea gênero plural. Curitiba: Ed. UFPR, 2002, p. 33-46.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Expressão
Popular: Fundação Perseu Abramo, 2015.
SANTOS, Welson Barbosa. Adolescência heteronormativa masculina: entre a construção
obrigatória e a desconstrução necessária. São Paulo: Irtermeios, 2015.
SARDENBERG, Cecília Maria Bacellar. Conceituando “Empoderamento” na Perspectiva
Feminista. In: I Seminário Internacional: Trilhas do Empoderamento de Mulheres- Projeto
Tempo, Salvador: NEIM/UFBA, 2006. Disponível em:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6848 Acesso em: 14 jan. 2023.
SOARES, Vera. Movimento Feminista. Paradigmas e Desafios. Revista de Estudos
Feministas. Rio de Janeiro: CIEC/ECO/UFRJ, N° Especial, 2° Sem. 1994.
XAVIER Filha, Constantina. Gênero e sexualidade na infância: circulação de ideias na
internet. Revista Ártemis, [S. l.], v. 22, n. 1, 2016. Disponível em:
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/32134/16817 . Acesso em: 14
jan. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.