JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO
APROXIMAÇÕES TEÓRICAS
Visualizações: 501Keywords:
Educação, Escola, Justiça Social.Abstract
Este artigo analisa teoricamente os conceitos de Justiça social e sua relação com a educação, buscando uma reflexão a partir das perspectivas clássicas e contemporâneas a respeito. Trata-se de uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa. Para desenvolvê-la, utilizou-se a técnica de revisão narrativa, que possibilita a construção de artigos nos quais os autores possam realizar análises e interpretações críticas mais amplas. Revelando que a Justiça Social é um conceito em desenvolvimento, imerso, consequentemente, em inseguranças e imprecisões. A noção de justiça vem se firmando na interseção de variadas tensões e tendências, inspiradas pela decomposição/ recomposição de diferentes áreas do saber, dentre eles o da educação.
Downloads
References
BELL, Lee Anne. Theoretical foundations for social justice education. In: Teaching for diversity and social justice. Routledge, 2016. p. 3-26.
BENTHAM, Jeremy. An introduction to the principles of morals and legislation. 2. ed. Londres: 1823. Reimpressão: Buffalo: Prometheus Books, 1988.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
Collins, Patricia Hill. Fighting words: Black women and the search for justice. Nueva York: Routledge, 1991.
DUBET, François. Democratização escolar e justiça da escola. Educação, p. 381-394, 2008.
FEDERAL, Senado. Constituição. Brasília (DF), 1988.
FLEISCHACKER, Samuel. Uma breve história da justiça distributiva. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FRASER, Nancy. Redistribuição, Reconhecimento e Participação: por uma concepção integrada da justiça. In.: IKAWA, Daniela, PIOVESAN, Flávia e SARMENTO, Daniel (coord.) Igualdade, Diferença e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2008.
_________.; HONNETH, Axel. Redistribution or recognition? A political philosophical exchange. London: Verso, 2003.
HARTNETT, Daniel. The history of justice. Paper presented at the Social Justice Forum, Loyola University, Chicago, 2001.
HOBBES, Thomas. Leviatã: matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. LeBooks Editora, 2019.
HUME, David. Um tratado da natureza humana: volume 1: Textos. 1739.
KANT, Emanuel. Crítica da razão pura. Modern Classical Philosophers, Cambridge, MA: Houghton Mifflin , p. 370-456, 1908.
LOCKE, John. Dos ensayos sobre el gobierno civil. México: Ed. Porrúa, (2003) [1690].
MILL, John Stuart. La lógica de las ciencias morales, p. 11-198, 2010.
MILLER, David. Princípios de justiça social. Harvard University Press, 2001.
MONTORO, André Franco. Introdução à Ciência do Direito. 25 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.
NUSSBAUM, Martha C. Frontiers of justice. In: Frontiers of Justice. Harvard University Press, 2007.
PARANHOS, Denise Gonçalves de Araújo Mello et al. As teorias da justiça, de John Rawls e Norman Daniels, aplicadas à saúde. Saúde em Debate, v. 42, p. 1002-1011, 2018.
PLATÃO. Diálogos. A República (ou: sobre a justiça. Gênero político). 3. ed. rev. Tradução direta do grego: Carlos Alberto Nunes. Coordenação: Benedito Nunes. Belém: UFPa, 2000
RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. Trad. Almiro Pisetta e Lenita Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ROHLING, Marcos; VALLE, Ione Ribeiro. Princípios de justiça e justiça escolar: a educação multicultural e a equidade. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 160, pág. 386-409, 2016.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social ou princípios do direito político. BOD GmbH DE, 2017.
SEN, Amartya. A ideia de justiça. São Paulo: Companhina das Letras, 2009.
Smith, Adam. A Theory of the Moral Sentiments. Oxford: Clarendon Press, (1975) [1759].
TORRES, Ricardo Lobo. O princípio da transparência no direito financeiro. Revista de Direito da Associação dos Procuradores do Novo Estado do Rio de Janeiro, v. 8, p. 133-156, 2001.
VALLE, Ione Ribeiro. (In) Justiça escolar: estaria em xeque a concepção clássica de democratização da educação?. Educação e Pesquisa, v. 39, p. 659-672, 2013.
WALZER, Michael. Esferas da justiça: uma defesa do pluralismo e da igualdade. Martins Fontes, 2003.
YOUNG, Iris Marion. Representação política, identidade e minorias. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, p. 139-190, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.