ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

DESAFIOS E ADAPTAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Visualizações: 351

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.461

Keywords:

Assistência Estudantil, PNAES, Educação, pandemia

Abstract

Este artigo objetiva refletir sobre os desafios e as mudanças impostas pelo cenário pandêmico no contexto da implementação da Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal Farroupilha- Campus São Borja, a partir da observação direta, do trabalho na linha de frente realizado neste período, da pesquisa documental realizada nos bancos de dados da Coordenação da Assistência Estudantil e de dados institucionais. Apresenta um resgate histórico da importância da Rede de Educação Profissional e Tecnológica, aqui representada pelo Instituto Federal Farroupilha e delineia sobre o Programa de Assistência Estudantil (PNAES) como Política Pública Educacional. Discorre sobre os desafios e adaptações realizados de forma a atender aos estudantes beneficiários dos diversos auxílios e serviços oferecidos pela Instituição durante o período pandêmico. Tem por objetivo expor as experiências vividas a partir da perspectiva da Assistência Estudantil (AE) em seu trabalho de equipe local, direcionando seus esforços para a garantia da continuidade dos pagamentos de auxílios financeiros e de suporte técnico, a fim de minimizar os prejuízos causados pelas desigualdades sociais e potencializados pela Pandemia. O enfoque são os recursos disponibilizados, a intersetorialidade e as flexibilizações realizadas durante o período de ensino remoto, almejando-se garantir a efetivação das políticas de acesso, permanência e êxito da comunidade escolar.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renilza Carneiro Disconci, Universidade Federal do Pampa

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Farroupilha.

Solange Emilene Berwig, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Serviço Social e Política Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC/RS. Professora adjunta do curso de Serviço Social na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (desde 2014), Coordenadora substituta do curso de Serviço Social (2021 - 2022). Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (desde 2020). Vice-líder do grupo de pesquisa Trabalho, Formação Profissional em Serviço Social e Política Social na América Latina. Membro do GT Seguridad Social y Sistema de Pensiones CLACSO.

References

BRASIL. Plano Nacional de Assistência Estudantil, PNAES. Decreto nº 7234 de 19 de julho de 2010. Disponível em MEC Acesso em 18 ago.2021.

FARO, Ailton. Os desafios da assistência estudantil como política de inclusão. 2008. Disponível em: O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - Pedagogia - 33 Acesso em: 21 out. 2021.

FONAPRACE. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e

Estudantis. Plano Nacional de Assistência Estudantil - Aprovado pela ANDIFES. Belém,

julho de 2007.

FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da

análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas. N° 21 – Jun.de

GATTERMANN, Beatris; POSSA, Leandra Boer. Inclusão e aprendizagem como imperativos da governamentalidade neoliberal e a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 5, p. 1632-1651, 2018. Disponível em Inclusão e aprendizagem como imperativos da governamentalidade neoliberal e a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação Acesso em 09 nov. 2021 DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11057

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas S/A, 2002.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR) Resolução CONSUP 12/2012, Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal Farroupilha. Disponível em https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/1533/6248614b230ee7d18d6d680ef83c43a1 Acesso em 20 out. 2021.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR). Resolução CONSUP Ad Referendum 01/2022, Regulamento de Concessão de Auxílios Estudantis do IFFar. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/29462/da0d936760d74a22f98a69bbcc832519 Acesso em 24 out. 2022.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR). Resolução CONSUP 03 e 10/2020, Concessão de Auxílios Financeiros em Caráter Emergencial. Disponível em https://www.iffarroupilha.edu.br/regulamentos-e-legisla%C3%A7%C3%B5es/resolu%C3%A7%C3%B5es/item/17065-resolu%C3%A7%C3%A3o-ad-referendum-n%C2%BA-003-2020-aprova-regulamento-de-concess%C3%A3o-de-aux%C3%ADlios-financeiros-em-car%C3%A1ter-emergencial-do-iffar Acesso em 25 out. 2021.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Plataforma Nilo Peçanha (PNP) ano base 2019. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2020.html. Acesso em 20 ago. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Centenário da Rede Federal de Educação

Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2008. Disponível em: 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTENÁRIO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 1 – Introdução 2 Acesso em: 15 jun.2022. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13780

PACHECO, Eliezer Moreira; CALDAS, Luiz; DOMINGOS SOBRINHO, M. D. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Linhas Crí¬ticas, 16(30), 71–88. Disponível em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades | Linhas Crí¬ticas Acesso em 09 de nov. de 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3568

SCHIAVI, Cristiano Sordi; FERNANDES, Érik Álvaro; PEDROZO, Eugenio Avila. Complexidade Moriniana e as Policrises da COVID-19: por uma educação humanizadora frente à crise planetária. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 4, p. 402-426, 2020. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10849

SECCHI, Leonardo; COELHO, Fernando de Souza; PIRES, Valdemir. Políticas públicas: conceitos, casos práticos, questões de concursos. 3º ed. São Paulo: Cengage Learning, 2019.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. A cruel pedagogia do vírus. 1. ed. Coleção Pandemia Capital. São Paulo: Boitempo, 2020.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. In. Sociologias. Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponível em Políticas Públicas: uma revisão da literatura1 Acesso em 09 de nov. de 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222006000200003

VASCONCELOS, Natália Batista. (2010). Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no Brasil/National Student Assistance Program: an analysis of the evolution of student assistance along the history of. Ensino Em Re-Vista. Disponível em: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no Brasil/National Student Assistance Program Acesso em 01 ago.2022.

Published

2023-07-29

How to Cite

Carneiro Disconci, R., & Emilene Berwig, S. (2023). ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: DESAFIOS E ADAPTAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Interdisciplinary Studies Journal, 5(3), 249–265. https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.461

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.