PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES COM O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Visualizações: 333Keywords:
Mídias Digitais; Pandemia; Ensino Remoto; Professores; TecnologiasAbstract
A sociedade contemporânea tem passado por processos de mudanças constantes, sendo que uma das marcas mais notáveis dessas mudanças tem sido a utilização das tecnologias digitais nas mais diversas áreas da sociedade e da atividade humana, incidindo inclusive na área educacional. Com a pandemia do novo Coronavírus em 2020, acelerou ainda mais esse processo de inserção das tecnologias e mídias digitais aplicadas ao ambiente escolar. O isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino tornaram necessária a adoção do ensino remoto como medida de distanciamento social, e como alternativa para que as escolas brasileiras continuassem com suas atividades, desafiando assim toda a comunidade escolar a se adaptar ao novo contexto social. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo identificar e analisar as diversas percepções que os professores tiveram em relação ao acesso e domínio das tecnologias e mídias digitais, frente ao cenário pedagógico estabelecido de forma emergencial pelo ensino remoto. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, bem como a utilização de referencial teórico para levantar as informações.
Downloads
References
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. A tecnologia precisa estar na sala de aula. Revista nova escola. São Paulo: Ed. Abril, Jun./Jul. 2010.
ANTONIO, José Carlos. A escola nativa digital e seus professores órfãos pedagógicos. In:
Professor Digital, SBO, 17 fev. 2014
BELLONI, Maria Luíza; BÉVORT, Evelyne; Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 30; 2009.
BELLONI, Maria Luíza. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 01 Dez. 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 Nov. 2022.
BRASIL. MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12 noticias/acoesprogramas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas durante-apandemia. Acesso em: 10 Nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 Nov. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Publicado no D.O.U n. 237 de 11/12/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2020-pdf/167141rcp002-20/file. Acesso em: 12 Nov. 2022.
CARVALHO, Paulo Sérgio de. Interação entre humanos e computadores: uma introdução. São Paulo: Educ, 2000.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Conselho Nacional de Educação (CNE). Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/component/content/article/12-noticias/acoes-programas eprojetos637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante apandemia?Itemid=164. Acesso em: 05 Nov. 2022.
CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: https://dspace.sws.net.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 15 Out. 2022.
FERNANDES, Leonardo Nascimento. A Sociologia Digital: um desafio para o século XXI. Porto Alegre, 2016.
FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educ. rev., Belo
Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, Dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300017. Acesso em 20 Out. 2022.
KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2008.
DORIGONI, Gilza Maria Leite; SILVA, João Carlos. MÍDIA E EDUCAÇÃO E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO TRABALHO ESCOLAR: DA REFLEXÃO PARA A
PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2007. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_gilza_maria_l eite_dorigoni.pdf. Acesso em: 25 Out. 2022.
Fantin, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. INTERCOM, 2007.
MAIGRET, Éric. Sociologia da comunicação e das mídias. Editora Senac São Paulo, 2010.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Redes Sociais In: Martino, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais. Petrópolis, Vozes, 2015.
MAXIMO, Maria Elisa. No desligar das câmeras: experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto no contexto da Covid-19. Civitas revista de ciências sócias. Mai. 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que é a Covid-19? Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em: 16 Nov. 2022.
MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
OLIVEIRA, J.N.V.; OLIVEIRA, M. A. mídia e educação no universo escolar: discutindo o uso do computador na prática pedagógica, Revista Ensino Interdisciplinar, v. 3, nº. 07, Janeiro/2017 UERN, Mossoró, RN.
REIS, L. G. Produção de Monografia da teoria à Prática: O Método Educar pela pesquisa (MEP).4. ed. Brasília: Senac-DF, 2012.
SEGATA, Jean. A colonização digital do isolamento. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre Rio Grande do Sul Brasil, 2020.
SELWYN, Neil. O que queremos dizer com “educação” e “tecnologia”?; Edição para Kindle. Londres: Bloomsbury, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.