A EAD E A FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS: A RELAÇÃO TEÓRICO- PROFISSIONAL EM DEBATE
Visualizações: 315Keywords:
Educação, EAD, Ensino Superior, Tecnologia, ProfissãoAbstract
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a relação teórico-profissional estabelecida nos Cursos Superiores de Tecnologia, vivenciados em IES Privada. Entre os objetivos específicos destacam-se: avaliar a presença da EaD no cenário brasileiro; analisar as políticas educacionais mais recentes voltadas para a formação de Tecnólogos; apresentar propostas de relação teórico-profissional vivenciadas em Cursos Superiores de Tecnologia, diferenciais na formação dos egressos. A pergunta de pesquisa foi assentada da seguinte forma: a relação teoria e prática é um dos elementos centrais em termos de atração do público estudantil e de profissionais para Cursos Superiores de Tecnologia? A pesquisa documental e bibliográfica são os principais aportes metodológicos, combinados com a experiência profissional de Coordenação e Tutoria de Cursos Superiores de Tecnologia em IES privada. Entre os Autores trazidos ao debate destaca-se Lopes e Faria (2013), Gomes (2013), Hass, Neves e Stander (2019), entre outros. Ao final verifica-se que a presença da EaD se consolida na educação brasileira, como um instrumento de democratização do acesso ao ensino superior, principalmente para as classes sociais menos favorecidas que, por sua vez, conectam sua realidade pessoal e profissional diretamente ao Curso Superior que almejam realizar.
Downloads
References
ANDRADE, A. F. Construindo um ambiente de aprendizagem à distância inspirado na concepção sociointeracionista de Vygotsky. In: SILVA, M. (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003. p.255-270.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. DECRETO Nº 5.154 DE 23 DE JULHO DE 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm
Acesso em: 21 abr. 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CNE/CP 3, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de
tecnologia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP032002.pdf
Acesso em: 22 abr. 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 2020a. Disponível em:
Acesso em: 22 abr. 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Reanálise do Parecer CNE/CP nº 7, de 19 de maio de 2020b, que tratou das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Disponível em:
Acesso em: 22 abr. 2022.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24
Acesso em: 22 mar. 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 Acesso em: 22 abr. 2022.
CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2013.
CHAVES, J. H. V. Desafios do formador da licenciatura à distância em pedagogia na formação docente. Curitiba: [s.n.], 2018.
CHERMANN, M.; BONINI, L. M. Educação à distância: novas tecnologias em ambientes de aprendizagem pela internet. São Paulo: Universidade Braz Cubas, 2000.
GOMES, Luiz Fernando. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Rev. Avaliação, v. 18, n. 1, p. 13-22. 2013. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/aval/a/8GbQ8WCyB5qGM44ZY4MGj4J/?format=pdf&lang=pt Acesso em 01 fev. 2022.
HASS, Célia Maria; NEVES, Lidiane Moutinho; STANDER, Marcus Danilo de Paula. As políticas brasileiras para a educação superior à distância: desafios da expansão. Rev. hist.edu.latinoam, v. 21 n. 32, p.193 – 225. 2019. Disponível em:
http://www.scielo.org.co/pdf/rhel/v21n32/0122-7238-rhel-21-32-00193.pdf. Acesso em: 05 jan. 2022.
LOPES, Luís Fernando; FARIA, Adriano Antônio. O que e o quem da EaD: história e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2013.
MACHADO, J. L. A. Tutoria em EaD: tutores ou professores? Planeta Educação, 2008. Disponível em:
https://acervo.plannetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/vozprofessor/Tutoria-em-EAD.pdf Acesso em: 21 mar. 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 1, de 05 janeiro de 2021 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 Acesso em: 04 fev.2022.
SARAIVA, T. A Educação à distância no Brasil: lições da história. Rev. Em aberto, v. 16, n. 70, p. 17-27, abr./jun. 1996. Disponível em:
http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2383 Acesso em:
abr. 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística da Educação Superior 2020. Brasília: Inep, 2022. Disponível em:
https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao Acesso em: 15 abr. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.